O segundo final de semana das férias escolares deve ser o mais movimentado nas estradas desde o início da Operação Verão 2025 (27 de junho). De acordo com o controle de fluxo na BR-316 realizado pelo videomonitoramento do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), pelo menos 20% a mais de veículos devem deixar a região metropolitana de Belém (RMB) entre sexta-feira, 11, e domingo, 13.
No período de 4 a 6 de julho, ou seja, no primeiro fim de semana do mês, o Detran registrou uma movimentação de 63.853 veículos deixando a capital. “Considerando os anos anteriores, a tendência é ter de fato um fluxo bem mais intenso neste segundo fim de semana de julho, o que requer maiores cuidados com a segurança da viagem”, considera o diretor técnico-operacional do Detran.
A primeira dica do Detran é com os melhores horários de saída. Conforme o controle de fluxo do último fim de semana, o sábado é o dia da semana com a maior intensidade de veículos e o ideal é deixar a RMB antes das 6h da manhã.
Com tantos veículos circulando ao mesmo tempo, especialmente carros de passeio, os cuidados com a manutenção mecânica são essenciais para evitar pane no percurso, o que pode causar lentidão na rodovia. Outro cuidado essencial é com a documentação do condutor e do veículo para evitar transtornos com a fiscalização tanto do Detran como dos demais órgãos de trânsito que atuam na Operação Verão.
Fiscalização e Autuações
De acordo com o monitoramento semanal do Departamento, até o momento, 8.587 autuações foram registradas, correspondente ao período de 27 de junho a 6 de julho. Desde o início da operação, 150 veículos, dentre carros e motocicletas, foram removidos, geralmente por irregularidades como licenciamento em atraso ou condução por motoristas não habilitados. As duas infrações são gravíssimas e lideram os registros de autuações efetivadas pelos agentes de fiscalização. Ao todo, 2.981 condutores foram autuados por dirigir com a documentação irregular.
O Detran também está atento ao combate à embriaguez no trânsito, especialmente neste mês de julho, quando os casos de sinistros costumam aumentar devido à associação de álcool e direção. Até o momento, 3.708 testes de alcoolemia foram aplicados pelo Detran. Deste total, 45 pessoas foram autuadas por dirigirem sob o efeito de bebida alcoólica e outras 17 foram presas por crime de alcoolemia.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (Detran), a diferença entre a infração administrativa e o crime de alcoolemia está na quantidade de álcool no organismo e na alteração da capacidade psicomotora. O crime ocorre quando o teste no etilômetro acusa a partir de 0,34 miligramas de álcool no sangue. Além das penas criminais mencionadas, o motorista sofre as sanções administrativas, como multa de R$ 2.934,70, suspensão da CNH por 12 meses, e retenção do veículo.