ENCONTRO

Termo de Conduta vai regular hospedagens durante COP30 em Belém

Representantes dos governos federal e estadual reuniram-se nesta quarta-feira (24/4) com corretores de imóveis e representantes do setor hoteleiro da capital paraense.

Representantes dos governos federal e estadual reuniram-se nesta quarta-feira (24/4) com corretores de imóveis e representantes do setor hoteleiro da capital paraense.
Representantes dos governos federal e estadual reuniram-se nesta quarta-feira (24/4) com corretores de imóveis e representantes do setor hoteleiro da capital paraense. . Foto: Wagner Santana/Diário do Pará.

Em preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro de 2025 em Belém (PA), representantes dos governos federal e estadual reuniram-se nesta quarta-feira (24/4) com corretores de imóveis e representantes do setor hoteleiro da capital paraense. O encontro teve como objetivo alinhar ações estratégicas para a organização das hospedagens durante o evento internacional promovido pela ONU.

A reunião foi coordenada pela Secretaria Extraordinária para a COP30 (SECOP) e pelo Ministério do Turismo (MTur), com participação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Advocacia-Geral da União e do Governo do Pará. O encontro aconteceu na sede regional da SECOP, localizada no edifício do Banco Central, em Belém.

A ministra do Turismo em exercício, Ana Carla Lopes, e o secretário extraordinário da COP30, Valter Correia, lideraram o alinhamento de diretrizes para o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) preventivo, que garantirá boas práticas nas relações de hospedagem durante o evento.

Ana Carla Lopes destacou o compromisso do Governo Federal com um processo baseado no diálogo e na responsabilidade. “Essa construção conjunta com o setor de hospedagem e os corretores de imóveis é essencial para democratizar o acesso à COP30. Precisamos garantir que todas as delegações e visitantes possam participar dos debates em prol do nosso planeta”, afirmou.

Grupo de Trabalho e Acessibilidade

Como principal encaminhamento da reunião, foi sugerida a criação de um Grupo de Trabalho local, com foco na preparação de imóveis para inclusão em uma plataforma oficial de hospedagem, a ser lançada pelo governo nos próximos dias.

“Esse é um passo importante para assegurar um evento acessível e bem-sucedido, tanto para os visitantes quanto para os moradores de Belém. A cidade está se tornando ainda mais acolhedora e preparada para receber turistas”, reforçou Ana Carla Lopes.

Valter Correia destacou a relevância do evento para a imagem do Brasil no cenário internacional. “Temos a oportunidade histórica de demonstrar nossa liderança no enfrentamento da crise climática. Preparar nossa infraestrutura, inclusive a de hospedagem, é parte essencial desse compromisso”, afirmou.

Parcerias e Ampliação da Capacidade de Hospedagem

Os resultados da reunião foram apresentados também em um encontro do Governo do Pará com a imprensa. Na ocasião, a vice-governadora Hana Ghassan apresentou um panorama das obras em andamento em Belém, desenvolvidas em parceria com o Governo Federal.

Durante o encontro, Valter Correia anunciou uma medida adicional para ampliar a oferta de hospedagem: o Governo Federal contratará navios de cruzeiro, que fornecerão cerca de seis mil leitos durante o período da COP30.