Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.
Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

O Terminal Portuário de Outeiro está sendo totalmente requalificado para receber dois navios de cruzeiro que vão funcionar como hotéis flutuantes para a delegação da conferência durante a COP30. A chegada dessas embarcações vai representar um reforço expressivo na capacidade de hospedagem da capital paraense: serão 6 mil novas vagas. Belém se prepara para receber mais de 50 mil participantes durante a conferência.

Com valor total da obra orçado em mais de R$ 233 milhões via recursos Itaipu Binacional, a intervenção em Outeiro começou no dia 17 de abril deste ano e vai ser concluída antes do início oficial do evento. Além de intensificar a preparação para a COP30, as obras abriram oportunidades de trabalho para a região. São cerca de 450 novos empregos gerados, sendo a maior parte da mão de obra da população local.

O projeto contempla a construção de um novo píer com cerca de 710 metros de extensão, além da criação de um espaço de receptivo com infraestrutura de apoio aos passageiros, como áreas de embarque, desembarque e atendimento. Além de atender à demanda temporária gerada pela conferência climática, a estrutura foi planejada com visão de médio e longo prazo. A expectativa é de que o novo terminal passe a integrar rotas regulares de turismo marítimo, impulsionando os setores de hotelaria, gastronomia, transporte e comércio local.

Preparativos para a COP30 em Belém

Além do Terminal Portuário de Outeiro como ponto estratégico para a atracagem de transatlânticos durante a COP 30, o Terminal Hidroviário Internacional de Belém, que está em obras, também será utilizado para receber embarcações com hospedagem, porém de outras categorias.

Os comitês responsáveis pela organização da conferência destacam que a ampliação da operação para os dois terminais vai expandir de forma significativa a logística náutica e a oferta de hospedagem flutuante durante o evento global.

Com operação consolidada no transporte de cargas, o Terminal Portuário de Outeiro tem capacidade técnica e logística para atender às demandas do evento, com embarques de grande porte, contribuindo para o planejamento logístico da conferência.

Impacto da Nova Ponte Estaiada

Para facilitar o transporte na região, o Governo do Pará inaugurou no dia 18 de outubro a ponte estaiada que liga os distritos de Outeiro e Icoaraci, permitindo uma conexão ágil de cerca de 30 minutos entre o Terminal de Outeiro e os locais de realização da conferência.

Editado por Luiz Octávio Lucas