Belém - O feriado do Dia do Trabalhador na tarde desta quinta-feira (1°) foi marcado por sol, calor e maré cheia no distrito de Outeiro, com sensação térmica registrando 36°. Este cenário fez as praias Grande e do Amor ficarem bem movimentadas e com a areia cheia de banhistas em busca de um espaço para diversão e lazer.
Na Praia Grande, o marceneiro Magno Oliveira, 42, morador do Outeiro, veio curtir a praia juntamente com a esposa Michele Gomes, 37, e a filha Manuele, 5. Desde cedo pela manhã, a família aproveitava o dia de sol para quebrar a rotina e desfrutar a praia. “Hoje (ontem) tem muitos banhistas como vocês podem ver. É um paraíso pra gente que mora aqui e quando tem feriado sempre é uma boa opção”.
De Icoaraci, a vigilante patrimonial Darlene Santos, 42, veio com amigos e familiares colocar o bronzeado em dia e aproveitar o feriado no cenário praiano. Conforme Darlene, a proximidade entre os dois distritos é um atrativo a mais para a Praia Grande. “É perto de onde eu moro, sendo bem acessível. Pedi para São Pedro colaborar e abrir o tempo, porque é meu primeiro dia de férias e queria sol”, brinca a vigilante.
Além da diversão, o momento também foi de trabalho na praia para outras pessoas, como é o caso da vendedora ambulante Maria Deuzenir, 47. Trabalhando com a venda de boias, bolas e brinquedos, Deuzenir comenta que o feriado do Dia do Trabalhador trouxe mais gente para a Praia Grande do que o feriadão de Sexta-feira Santa / Tiradentes. “As vendas estão muito boas. Tem muita criança na água e as boias têm a maior saída do dia”, comemorou sobre a venda dos brinquedos infláveis que custavam a partir de 20 reais.
De acordo com o Sargento Carlos Augusto, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, as ocorrências registradas foram apenas com relação a crianças desaparecidas. No total, oito casos foram registrados até às 15h, momento da reportagem.
Segurança e Movimento nas Praias
O posto do Corpo de Bombeiros estava de prontidão desde às 8 horas da manhã na Praia Grande para fazer rondas e atender qualquer tipo de ocorrência em quatro praias: Grande, Amor, Barro Branco e Paraíso. “A expectativa é que seis mil pessoas visitem as praias neste Dia do Trabalhador. Nossa equipe possui 25 integrantes distribuídos nas quatro praias para prestar apoio e levar segurança aos banhistas”.
A animação também tomou conta da Praia do Amor, com bares e restaurantes lotados de visitantes. Por lá, a dona de casa Rosângela Ferreira, 51, moradora do bairro do Marco, em Belém, aproveitou a caminhada na areia após o almoço. Sempre que pode, a dona de casa dá um pulo em Outeiro, como fez no feriado de Tiradentes. “É uma praia próxima e o trânsito em Belém no feriado estava bem tranquilo. Não demorou pra chegar aqui. É importante termos um momento de lazer porque faz bem”.
Comércio e Satisfação dos Proprietários
Proprietários de restaurantes comemoraram as boas vendas com o movimento de clientes no Dia do Trabalhador. O chef Manoel Rodrigues, 59, explica que a quantidade de clientes foi maior que no feriadão de Sexta-feira Santa / Tiradentes. Como destaca o chef, até às 15h30 de ontem foram 300 mesas atendidas no restaurante em frente à Praia do Amor. “Só na cozinha são 12 pessoas trabalhando para dar conta de tantos pedidos. Os principais pratos escolhidos são o filhote e a chapa mista. Foi bem intenso o Dia do Trabalhador e tivemos boas vendas”, afirma o chef.