INFRAESTRUTURA

Setores de ervas e hortifruti do Ver-o-Peso são revitalizados

As melhorias fazem parte do projeto de requalificação do Complexo Ver-o-Peso, obra estratégica da Prefeitura de Belém em preparação para a COP 30.

Crédito: Rayana França
Em ambos os setores, ervas e hortifruti, o piso foi substituído, a infraestrutura refeita, o quadro de distribuição elétrica modernizado e a iluminação em LED, instalada. Crédito: Rayana França

A tradicional Feira do Ver-o-Peso, considerada a maior a céu aberto da América Latina, ganhou novos ares nesta quinta-feira (17) com a entrega da revitalização dos setores de ervas e hortifruti. As melhorias fazem parte do projeto de requalificação do Complexo Ver-o-Peso, obra estratégica da Prefeitura de Belém em preparação para a COP 30, que acontecerá na capital paraense em novembro.

A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito Igor Normando, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, André Cunha, e da secretária executiva de Obras e Infraestrutura, Danusa Mayara. Recebido com festa pelas trabalhadoras da feira — as icônicas erveiras — o prefeito chegou a receber um simbólico “banho de ervas”, em gesto de agradecimento.

“O Ver-o-Peso não é só o nosso maior cartão-postal, é um pouco de cada um de nós. Ele representa a nossa cultura, diversidade e gastronomia”, afirmou o prefeito. “Entregar essa obra com apoio dos governos federal e estadual é motivo de muito orgulho.”

Infraestrutura renovada e valorização cultural

Nos dois setores reformados, os boxes agora possuem base em alvenaria e, a pedido das erveiras, contam com “tela moeda” na parte superior — solução que facilita o armazenamento e exposição dos produtos. Também foram substituídos o piso, o sistema elétrico e a iluminação, que agora é em LED, oferecendo mais conforto e segurança para trabalhadores e visitantes.

Ao todo, 83 permissionários foram contemplados: 58 atuam no setor de ervas e 25 no hortifruti. Uma das figuras mais emblemáticas da feira, Beth “Cheirosinha”, celebrou duplamente: o novo espaço e seu aniversário de 75 anos.

“Hoje estou fazendo 75 anos e ganhei este presente: um lugar digno para trabalhar”, disse emocionada. Ela trabalha há 55 anos no Ver-o-Peso.

Expectativa para a COP 30

Com a proximidade da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém entre 10 e 21 de novembro, os trabalhadores veem na nova estrutura uma oportunidade de ampliar as vendas e mostrar a força da cultura amazônica.

“Nossa expectativa é crescer nas vendas com essa estrutura nova. Vamos receber turistas do mundo todo”, destacou Francinete Barbosa, vendedora de hortifruti.

Obra de R$ 60 milhões e 90% concluída

A revitalização integra o pacote de reformas do Complexo Ver-o-Peso, que já está 90% concluído. Com investimento de R$ 60 milhões, em convênio com a Itaipu Binacional, a obra vai beneficiar cerca de 2 mil trabalhadores diretamente.

No fim de junho, a Prefeitura já havia entregue a reforma da Feira do Açaí, além da Pedra do Peixe e da rua da Ladeira, no centro histórico.

“Estamos muito próximos de entregar um dos mais importantes cartões-postais de Belém, completamente requalificado”, afirmou o secretário de Obras, Arnaldo Dopazo.

“A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está presente desde o início desse processo, acompanhando e organizando os permissionários. Ver esse projeto se concretizando é motivo de grande satisfação”, reforçou André Cunha.