Sesma rebate fakenews e confirma quitação de pagamentos a médicos

Belém e Pará - A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), divulgou nota oficial nesta segunda-feira (13) para desmentir rumores sobre atraso nos pagamentos a médicos contratados pelas Organizações Sociais IN Saúde e IADVH, atuantes nas UPAs dos bairros Jurunas e Marambaia.

Segundo a nota, todos os valores devidos foram quitados até 22 de setembro, data em que foi emitido o último empenho e os contratos com as referidas empresas foram encerrados. A partir dessa data, a administração das unidades passou para outra Organização Social, que permaneceu com parte dos profissionais que já trabalhavam nas unidades sob as antigas gestões.

Prefeitura de Belém Esclarece Pagamentos a Médicos

A prefeitura destacou que eventuais pendências financeiras que as OSs possuam com médicos não têm vínculo com o município, uma vez que Belém cumpriu integralmente suas obrigações contratuais, como demonstram documentos e comprovantes.

Para os profissionais de saúde que alegam não ter recebido pagamentos, a Sesma orienta que busquem reparação junto às empresas contratadas — IN Saúde e IADVH — que são as responsáveis diretas pelos vínculos e repasses. No dia 8 de outubro, a Prefeitura afirma ter já entregado toda a documentação que comprova os repasses às OSs, assegurando respaldo legal aos pagamentos realizados.

Ao final, a nota ressalta o compromisso da gestão municipal com transparência, legalidade e valorização dos profissionais de saúde, além da manutenção contínua dos serviços públicos oferecidos à população.