SEMANA DO MEI

Semana do MEI 2025 chega a Belém com foco sustentável

O Sebrae no Pará promove, de 26 a 30 de maio, a 16ª edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI).

O Sebrae no Pará promove, de 26 a 30 de maio, a 16ª edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI).
Empreendedores. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

O Sebrae no Pará promove, de 26 a 30 de maio, a 16ª edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI), maior evento de capacitação e negócios voltado aos MEI da região. A abertura acontece na segunda-feira (26), a partir das 9h, na sede do Sebrae Municipalidade, em Belém.

Neste ano, o evento ganha reforço estratégico ao alinhar sua programação com temas ligados à COP30, que será realizada em Belém em novembro. Serão mais de 430 capacitações em todo o estado, além de ações de orientação, negociação de débitos e formalização de microempreendedores.

Oportunidade para crescer

A Semana do MEI é uma porta de entrada para quem deseja iniciar ou fortalecer um pequeno negócio. A edição deste ano em Belém contará com uma feira de negócios com 27 estandes, sendo 10 voltados à alimentação e 17 à economia criativa. Haverá ainda espaços de capacitação, praça de alimentação, cozinha show, espaço kids, oficinas de artesanato, plantas e flores, além de atendimentos especializados com o Sebrae e instituições parceiras como Banpará, Banco da Amazônia, Cresol, Sicredi e Ceape.

Segundo Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará, o evento oferece um ambiente estratégico para impulsionar o empreendedorismo. “Nosso objetivo é dar ferramentas e orientação para que os MEI possam crescer, inovar e superar desafios como a inadimplência, que ainda é alta na nossa região”, destaca.

Apoio digital e inclusão financeira

Um dos destaques desta edição é a Arena Agência Digital Sebrae, espaço dedicado à capacitação em marketing digital, redes sociais e presença online. Especialistas como Marcus Tonin, Gisele Rosa e Érika Moraes irão oferecer oficinas e palestras sobre criação de conteúdo, marketing de influência e uso de ferramentas como o Canva.

Outro destaque é o Espaço Acredita MEI, voltado à orientação sobre linhas de crédito, inclusão bancária e acesso a serviços financeiros. No local, haverá atendimento com representantes de instituições financeiras e apresentação de soluções como o FAMPE 100%, linha que garante 100% das operações de crédito para mulheres empreendedoras.

Foco na sustentabilidade

Pela primeira vez, a programação traz a Semana MEI Sustentável, com ações voltadas ao empreendedorismo aliado à preservação ambiental. O espaço reunirá MEI, cooperativas de catadores e especialistas para debater práticas sustentáveis e promover ações como coleta seletiva e comercialização de produtos recicláveis.

Realidade desafiadora

O Pará possui atualmente 328.577 MEI formalizados, sendo 99.037 somente em Belém. Os setores mais representativos são serviços (46,20%) e comércio (38,22%). No entanto, o estado enfrenta um alto índice de inadimplência: 55,81%, acima da média nacional de 41,91%. Em Belém, esse número chega a 63%, o que significa que 6 a cada 10 MEI estão inadimplentes.

Com foco em educação financeira, inovação e geração de renda, o evento também traz iniciativas como o Pavilhão Conexões MEI, espaço de networking e capacitação voltado a nichos estratégicos ligados à COP30.

Como participar

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site pa.loja.sebrae.com.br, pelo telefone 0800 570 0800, nos pontos de atendimento do Sebrae ou em Salas do Empreendedor distribuídas por todas as regiões do estado.