A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou, nesta sexta-feira (27), o resultado da seleção dos estudantes classificados para matrícula na Escola Estadual Madre Celeste, localizada em Icoaraci, distrito de Belém. A unidade é a primeira da rede pública estadual a oferecer ensino integral e bilíngue (português e espanhol), inaugurada pelo Governo do Pará em outubro deste ano.
“A Escola Estadual de Icoaraci atenderá 700 estudantes em jornada integral, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Sua proposta pedagógica será baseada em projetos de aprendizagem e no trabalho cooperativo entre os alunos, estimulando o engajamento no processo educacional. O currículo será interdisciplinar, com foco na aplicação prática e na conexão com o cotidiano dos estudantes. Também serão oferecidas trilhas de aprendizagem personalizadas e ação tutorial. Como a primeira escola estadual bilíngue do Pará, os alunos do Ensino Médio poderão optar por um percurso formativo integrado à Educação Profissional e Tecnológica, com certificação técnica ao final da educação básica. Além disso, a escola contará com o Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica”, explicou Gabriela Bonfim, coordenadora do Tempo Integral da Seduc.
A seleção para o ano letivo de 2025 foi realizada com base em critérios específicos, como: residir em um bairro próximo à escola (até 2 km), estar na faixa etária correspondente à série desejada e ter um responsável inscrito em programas de assistência social, como o Bolsa Família.
Efetivação da matrícula
Os candidatos classificados poderão efetivar a matrícula nos dias 7, 8 e 9 de janeiro, na Diretoria Regional de Ensino 10 (DRE 10 – Icoaraci), localizada na Travessa Souza Franco, nº 293, próximo à Praça da Delegacia – Ponta Grossa, das 8h às 15h, conforme o seguinte calendário:
- 7 de janeiro: Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)
- 8 de janeiro: Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)
- 9 de janeiro: Ensino Médio
Documentos necessários para a matrícula
Os candidatos classificados deverão apresentar os seguintes documentos:
- Histórico Escolar Original ou Ressalva original, com código INEP do aluno (se houver)
- Original e cópia da Certidão de Registro Civil ou Carteira de Identidade
- Original e cópia do CPF
- Comprovante de residência recente (água, luz, telefone fixo ou móvel)
- Duas fotos 3×4 recentes
- Original e cópia da Carteira de Vacinação (crianças) ou Cartão de Vacina (adultos)
- Cópia da folha resumo do Cadastro Único (CadÚnico), para famílias cadastradas
- Pasta com elástico (plástico ou papelão), no formato A4
Candidatos em cadastro reserva poderão ser convocados caso haja desistência de alunos classificados.
Estrutura da escola
A Escola Estadual Madre Celeste conta com uma infraestrutura moderna, incluindo piscina, quadra de vôlei de areia, quadra coberta e laboratório, oferecendo avanços significativos na educação e um diferencial para a comunidade escolar.
A unidade ainda abrigará o Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), um dos principais eixos da Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima do Governo do Pará. Os Cisebs promovem inovação educacional, utilizando métodos, práticas e tecnologias para enfrentar os desafios da educação pública atual, com ênfase na sustentabilidade e na cidadania digital.