BELÉM 409 ANOS

Sábado é dia de passeio geo-turístico em Belém; veja o roteiro

A participação no Roteiro Geo-Turístico é gratuita
O bairro mais antigo, a Cidade Velha, resguarda a história de surgimento da capital paraense. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Belém - Como forma de celebrar o aniversário de Belém, reforçando a memória sócio-espacial da cidade, neste sábado, 11 de janeiro, a partir das 8h30, será realizada uma edição especial do Projeto Roteiros Geo-Turísticos pelo Bairro da Cidade Velha.

Há mais de 14 anos, a atividade coordenada pela professora titular da Faculdade de Geografia e Cartografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UFPA), Maria Goretti da Costa Tavares, promove caminhadas a pé no Centro Histórico de Belém, com o objetivo de apresentar a um público amplo questões sobre o patrimônio material e imaterial, a cultura e o ambiente da cidade por meio da sua geografia, da produção do seu espaço, da sua história e da sua arquitetura.

Fotografia registra o prédio histórico da Casa das Onze Janelas em Belém. Em primeiro plano, uma estrutura arquitetônica disposta dentro do espaço do Forte do Castelo.

“O Roteiro Geo-Turístico apresenta a história de Belém, mas também contextualiza os seus problemas. É importante que as pessoas participem da nossa ação para que possam reivindicar junto às(aos) gestoras(es) públicas(os) melhorias para a cidade”, afirma a professora Maria Goretti Tavares.

A participação no Roteiro Geo-Turístico é gratuita, mas necessita inscrição prévia, que pode ser feita por meio de formulário virtual. O percurso sairá do Forte do Castelo e seguirá a seguinte ordem: Ladeira do Forte – Complexo Feliz Lusitânia (Praça Frei Caetano Brandão, Igreja de Santo Alexandre – Museu de Arte Sacra- , Catedral da Sé, Casa das Onze Janelas) – IACITATÁ (Ponto de cultura alimentar) – Rua Siqueira Mendes – Praça e Igreja da Sé – Rua Joaquim Távora – Largo e Igreja de São João – Rua Tomázia Perdigão – Palácio Lauro Sodré (MEP) – Palácio Antônio Lemos (MABE) – Praça Dom Pedro II – Museu do Círio – IHGP (Solar do Barão de Guajará).