A Nova Rua da Marinha, em Belém, está tomando forma e promete facilitar a vida de quem passa diariamente pela região. A obra de prolongamento e duplicação, que é um dos legados da COP30 para a capital, vai conectar a Avenida Augusto Montenegro à Avenida Centenário, formando um corredor estratégico de mobilidade urbana.
Nesta quarta-feira (22), a vice-governadora Hana Ghassan visitou o local e destacou os benefícios da intervenção.
“A Rua da Marinha está muito bonita e vai melhorar o trânsito, trazendo mais fluidez para que as pessoas passem menos tempo no carro e mais tempo em casa ou nos momentos de lazer. É uma obra grandiosa, que transforma o dia a dia de muita gente”, afirmou.
Com quase 3,4 quilômetros de extensão, o projeto da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) vai beneficiar cerca de 200 mil pessoas dos bairros Marambaia, Benguí, Val-de-Cans, Mangueirão, Castanheira e Souza. A expectativa é reduzir congestionamentos, aumentar a segurança viária e diminuir o tempo de deslocamento na capital e na Região Metropolitana.
A via terá:
- Duas pistas de mão dupla com três faixas cada;
- Ciclofaixa e calçadas acessíveis;
- Paradas de ônibus recuadas com totens informativos;
- Iluminação em LED em todo o trajeto, garantindo mais conforto e segurança.
A obra gera mais de 570 empregos diretos e está dividida em dois trechos:
- O primeiro trecho, quase finalizado, vai da Avenida Augusto Montenegro até o Canal São Joaquim;
- O segundo trecho vai do canal até a Avenida Centenário, com serviços de asfaltamento, terraplanagem, urbanização, drenagem e construção de rotatória.
Impacto e Modernização da Nova Rua da Marinha
O ritmo das máquinas e a modernização da via já mostram o impacto da obra. A Nova Rua da Marinha promete ser um novo cartão de visita para Belém, unindo mobilidade, conforto e segurança para motoristas, pedestres e ciclistas.
Editado por Clayton Matos