Neste sábado (12), o Terminal Hidroviário de Belém vai ficar fechado, das 6h até o final da Romaria Fluvial, uma das maiores procissões oficiais do Círio de Nazaré. No domingo (13), nenhuma viagem será realizada no THB. A programação retorna ao normal na segunda-feira (14). As informações são da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), responsável pela administração do espaço, localizado na avenida Marechal Hermes.
De acordo com a CPH, a movimentação no equipamento público deverá ser intensa, nos horários de viagens disponíveis, a expectativa é a de que cerca de 15 mil usuários passem pelo local neste final de semana.
“O Círio Fluvial é uma das mais importantes romarias do Círio de Nazaré, e o Terminal Hidroviário estará fechado durante a procissão. O espaço recebeu serviços de manutenção interna para receber os usuários e os visitantes durante a semana, para que eles possam ter conforto e total segurança enquanto aguardam suas viagens e durante o embarque e desembarque”, disse o presidente da CPH, Josenir Nascimento.
O Julienderson Monteiro, 25, é assistente social, e veio do município e Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, especialmente para o Círio. Ele desembarcou em Belém, nesta sexta-feira, pela manhã.
“Acho essa época muito especial, um momento de fé e união, onde todos se reúnem em devoção. Aproveitar o Círio é algo que faço sempre que posso, pois o clima é emocionante e envolvente. Escolhi viajar pelo terminal hidroviário porque é prático e facilita o deslocamento, principalmente nessa época em que a cidade fica mais movimentada. Pretendo ficar em Belém até o fim das festividades do Círio, aproveitando para rever amigos e familiares”, afirma.
Confira as dicas para quem vai viajar
As orientações são do THB para que os usuários tenham viagens mais tranquilas e seguras:
– Utilizar máscara protetora e fazer uso do álcool gel quando necessário;
– Chegar uma hora antes do embarque;
– Comprar passagens de empresas regularizadas junto à Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA) e guardar os bilhetes;
– Cuidar dos pertences e bagagens;
– Levar documentos para embarque (RG, CNH ou qualquer documento oficial com foto);
– No caso de viagens com crianças, levar certidão de nascimento e/ou autorização judicial;
– No caso de dúvidas, solicitar informações de funcionários da CPH identificados com crachás ou coletes do órgão.