Belém

Reta final: aeroporto de Belém terá área de embarque 3x maior para COP30

Reta final: aeroporto de Belém terá área de embarque 3x maior para COP30 Reta final: aeroporto de Belém terá área de embarque 3x maior para COP30 Reta final: aeroporto de Belém terá área de embarque 3x maior para COP30 Reta final: aeroporto de Belém terá área de embarque 3x maior para COP30
Requalificação está concentrada na área de embarque, pista de pousos e decolagens e terminal de passageiros; aeroporto vai receber mais de 40 mil participantes durante a Conferência da ONU
Requalificação está concentrada na área de embarque, pista de pousos e decolagens e terminal de passageiros; aeroporto vai receber mais de 40 mil participantes durante a Conferência da ONU Foto: Ricardo Amanajás/Diário do Pará

Faltando poucos meses para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), Belém se prepara para receber milhares de autoridades e visitantes de todo o mundo. Um dos maiores símbolos dessa preparação é a requalificação completa do Aeroporto Internacional Júlio Cezar Ribeiro (Val-de-Cans), que está passando por uma das maiores reformas de sua história.

Com um investimento de R$ 470 milhões, as obras visam ampliar a capacidade do terminal para atender a mais de 40 mil participantes da conferência, marcada para acontecer entre os dias 10 e 21 de novembro. A iniciativa é coordenada pelo Ministério de Portos e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), em parceria com a concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA).

O que muda?

A área de embarque será quase triplicada, passando dos atuais 1.593 m² para impressionantes 4.303 m². O aeroporto também vai ganhar nova climatização, iluminação moderna e requalificação completa da pista de pousos e decolagens, oferecendo mais conforto e segurança para passageiros e operadores.

Descubra as novas melhorias no aeroporto de Belém, que se prepara para a COP 30 e oferecerá mais conforto e segurança.
Descubra as novas melhorias no aeroporto de Belém, que se prepara para a COP 30 e oferecerá mais conforto e segurança.

As obras estão em ritmo acelerado e devem ser entregues até 30 de agosto. A expectativa é que o aeroporto esteja totalmente pronto para receber as delegações internacionais, além de servir de vitrine para o Brasil durante um dos eventos ambientais mais importantes do planeta.

Visita técnica e inspeção federal

Nos dias 23 e 24 de junho, representantes da SAC, ANAC, Polícia Federal, Casa Civil e da Secretaria Extraordinária da COP30 realizaram uma vistoria técnica no local. Durante a inspeção, foram verificados os avanços nas obras e discutidos ajustes para garantir que tudo esteja em pleno funcionamento no prazo.

Segundo o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, o ritmo das obras é satisfatório:

“Estamos passando um verdadeiro pente-fino no aeroporto. A meta é entregar tudo pronto antes da COP, com o menor impacto possível nas operações atuais do terminal.”

Um aeroporto à altura da Amazônia

O presidente da NOA Airports, Marco Migliorini, reforçou o compromisso com a entrega:

“As obras estão a pleno vapor e nosso foco é garantir um aeroporto mais moderno, seguro e eficiente. Será um orgulho receber o mundo aqui.”

Expectativa global

Com público estimado de até 7 mil pessoas por dia nos momentos mais movimentados da COP30, o aeroporto de Belém será peça-chave para o sucesso do evento. Um plano especial de estacionamento e logística já está sendo elaborado para evitar sobrecargas e garantir fluidez nos deslocamentos, inclusive com o redirecionamento de aeronaves para aeroportos vizinhos.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.