Even Oliveira
No feriado de Adesão do Pará, o clima foi de descontração e encontro com a cidade. Famílias e amigos aproveitaram a tarde de sexta-feira (15) para circular por dois dos pontos mais movimentados de Belém: o Parque da Cidade, no bairro Sacramenta, e a Estação das Docas, no bairro da Campina, cartão-postal às margens da Baía do Guajará. O movimento mostrou que o lazer ao ar livre segue sendo uma das opções mais queridas pelos belenenses.
No Parque, a dona de casa Brenda Silva, 25 anos, levou os filhos Maria, de 2 anos, e João Miguel, de 8, para se refrescarem na piscina infantil. “Foi muito bom. A gente já veio direto depois da chuva. Acho que vamos voltar até domingo”, disse, contando que foi a primeira vez da família no espaço.
Entre as áreas, também havia quem passeasse com o pet. Do bairro do Guamá, a estudante de medicina veterinária Sofia Lucena, 20, e a amiga Karla Katarina, 21, estudante de pedagogia, aproveitaram para sair com o cãozinho Farol. “É um ambiente ótimo. Ele causa muita curiosidade, tem muitas pessoas, mas dá para trazer o pet também”, disse Sofia. Karla aproveitou o passeio como uma forma de conhecer o espaço. “Aproveitando que não teve aula… e é bem legal, um espaço aberto, com bastante coisa, é bem bonito, adorei”.
Já para a autônoma Patrícia Borges, 46, e a neta Luna Valentina, de 7 anos, a tarde foi de criatividade. A menina participou da atividade de pintura, levando o “Stitch”, a arte que pintava, para casa. “Toda vez que posso, venho aqui. Aqui, a gente gosta muito de andar e conversar, e eu deixo ela aproveitar para ser criança mesmo”, contou Patrícia.
Já na Estação das Docas, o movimento seguia intenso, com visitantes aproveitando o clima à beira da Baía. Natural de Barcarena, o casal Fernanda Souto, 24, e Cléo Rosa, 37, escolheu o local para um passeio especial. “É praticamente a primeira vez que a gente vem junto. Viemos para curtir o feriado e ver o pôr do sol, mas acabou chovendo”, compartilhou Cléo. “Mesmo assim, é ótimo, queríamos curtir esse momento mais intimista”, disse Fernanda.
Parque da Cidade
O Parque da Cidade segue aberto ao público até o dia 17 de agosto, domingo, quando fechará temporariamente para a finalização das obras da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).
Parque do Utinga
Igor Pereira
O Parque do Utinga, em Belém, foi uma das opções de passeio das famílias que permaneceram na capital no feriado prolongado. Em funcionamento normal, de 6h até 17h, o espaço é o terceiro parque estadual mais visitado no Brasil, de acordo com o “Visitômetro dos Parques do Brasil”, do Instituto Semeia.
Karina Oliveira e a filha aproveitaram a estadia em Belém para ter um momento de tranquilidade e contato com a natureza. “Moro no interior do estado e aproveitei o feriado para visitar a família. A gente veio aqui porque é um passeio bem prático, ecológico e permite um tempo de saúde com qualidade”, relata. Quem não possui bicicleta, pode alugar dentro do Parque. Há as opções de duas rodas e também os quadriciclos com capacidade para mais pessoas.
Com mais de um século de existência, o Utinga é uma Unidade de Conservação considerada um dos principais pulmões verdes de Belém, com 1,3 mil hectares. O contato com a biodiversidade foi o que motivou Elvira de Souza a levar a filha e as amigas para uma manhã no espaço. “Deu para passear tranquilo e não deixar as crianças somente dentro de casa”. Ela e as amigas relataram tranquilidade no local, o que permitiu uma boa caminhada.
O Parque Estadual do Utinga oferece aos frequentadores trilhas, espaços turísticos, quatro quilômetros de pistas para caminhadas e passeios de bicicletas, patins e skates. O espaço dispõe de estacionamento com 400 lugares,lanchonete, bilheteria e café. Durante a semana, o parque abre das 6h às 17h, exceto às terças-feiras, onde é fechado para manutenção interna. A entrada é gratuita e somente alguns serviços são pagos, como as trilhas guiadas, rapel e tirolesa.
Praias de Outeiro: tranquilidade no feriadão
Irlaine Nóbrega
O feriadão de Adesão do Pará movimentou as praias do distrito de Outeiro, ontem (15). As Praia Grande e do Amor registraram um fluxo moderado de banhistas em relação ao movimento intenso em outros feriados do ano. Com o movimento abaixo do esperado, empreendedores e ambulantes estavam na expectativa de maior faturamento no domingo.
Na Praia Grande, um dos principais destinos dos banhistas, o movimento foi maior durante a tarde do feriado, com famílias e grupos de amigos em barracas ou guarda-sóis após o horário de almoço. Há dois anos a ambulante Luza Helena, 54, aluga boias na Praia Grande. Segundo a trabalhadora, o movimento foi bem abaixo da expectativa para a data, principalmente por se tratar de um feriado comemorado na sexta-feira. Desde às 8h na beira da praia, ela disse que não chegou nem a preencher metade do caderno de anotações dos aluguéis, que, em dia de bom movimento, ocupa pelo menos três páginas de registros.
“Não aluguei quase nada hoje, eu não fiz nem cem reais hoje. Quando o movimento tá bom eu encho três ou quatro folhas, hoje não chegou nem meia. Eu espero que o movimento melhore no domingo. Eu não tenho muita expectativa para sábado, mas para domingo tou esperando que seja mais movimentado, que dê mais lucro pra gente”, disse a locadora.
Com casa própria no distrito, o supervisor de logística Kleudson Lira, 44 anos, e a esposa aproveitaram a facilidade para relaxar durante todo o fim de semana. Desde 11h na praia, os dois desfrutaram do movimento tranquilo do balneário durante a tarde.
“A gente tem uma casa aqui, eu sempre venho passar um feriado e aproveitar a praia para refrescar um pouco a cabeça. Chegamos ontem e o movimento estava bem fraquinho, agora começou a melhorar. Pela manhã estava bem calmo, agora que a maré está enchendo as pessoas começam a aparecer. O banho está maravilhoso. Está tão agradável que a gente não quis nem voltar para casa para almoçar, estamos só no tira-gosto, aproveitando para relaxar”, relatou.
Junto da família, Dalva Moraes, 48 anos, estava de passagem por Outeiro no feriado. Ela aproveitou a folga para relaxar na praia, mas voltaria para casa no final da tarde de ontem. “Na verdade, a gente mora no Tapanã, a gente vem aqui muito de vez em quando, mas hoje estamos por aqui. A gente só não vai ficar até domingo, vamos daqui a pouco, mas a praia está muito boa, bem tranquila, já esteve mais cheia. A gente veio pra isso, aproveitar o feriado, pegar uma praia, relaxar e ficar num ambiente tranquilo”, contou a diarista.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM-PA), cerca de 3 a 4 mil pessoas estiveram nas praias do distrito de Outeiro, incluindo Praia Grande, do Amor, Morro Branco e Paraíso. Segundo o 1º Tenente do CBM-PA, Evandro Aleixo, apenas uma ocorrência com animais marinhos foi registrada na sexta-feira. Uma moça foi ferroada por uma arraia, sendo encaminhada para a Unidade Básica de Saúde (UBS). Não houve registro de afogamento.