Belém

Prova Vida em Belém: aposentados nascidos em agosto devem atualizar cadastro

Começa prazo da prova de vida para aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belém nascidos em agosto
A autarquia previdenciária do município de Belém deu início ao período de realização da Prova de Vida dos aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belém e Câmara Municipal nascidos em agosto.

Começou nesta quinta-feira, dia 1º, o período de realização da prova de vida dos aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belém e Câmara Municipal, que nasceram no mês de agosto. O prazo para efetivar a atualização cadastral obrigatória é de 60 dias e termina em 30 de setembro. A prova de vida pode ser realizada de modo on-line pelo aplicativo Meu RPPS.

Basta instalar o Meu RPPS no smartphone, de forma gratuita, por meio das lojas virtuais de aplicativos existentes em aparelhos de sistema Android (Play Store) e iOS (App Store). Quem preferir pode ir pessoalmente à sede da Belémprev, na Av. Almirante Barroso, nº 2.070, no Marco, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 14 horas.

Para tanto, basta apresentar documento de identidade atual, CPF e comprovante de endereço. Quem perder o prazo de 60 dias só poderá fazer a prova de vida presencialmente, para regularizar a pendência e evitar o bloqueio e até mesmo a suspensão do pagamento dos benefícios previdenciários.

A Belémprev reforça que o início do prazo da prova de vida é o primeiro dia do mês de aniversário. “Mesmo que o segurado mude de idade nos últimos dias do mês já pode fazer o procedimento desde o primeiro dia, via aplicativo ou de modo presencial”, explica o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação da autarquia, Dhony Vale. Além disso, o(a) aposentado(a) que teve sua aposentadoria concedida no mês de seu aniversário deve fazer prova de vida.

Os segurados que nasceram em julho e ainda não realizaram a atualização cadastral podem fazer o procedimento até o fim deste mês de agosto, por meio do aplicativo ou de modo presencial. A prova de vida visa garantir a manutenção do pagamento das aposentadorias e das pensões por morte concedidas pelo Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do município de Belém e evitar fraudes.

Fonte: Agência Belém