O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo, em Belém, já oferece o Serviço de Cirurgia Vascular para adultos, e também para crianças, quando necessário. O primeiro procedimento nessa especialidade foi realizado no último final de semana, pelo cirurgião vascular Bruno Meschede, que avalia como “uma vitória” a oferta desse serviço na unidade da rede pública, mantida em Belém pelo Governo do Pará.
“A abertura do Serviço de Cirurgia Vascular neste Hospital é uma vitória alcançada pelas autoridades responsáveis pela implantação do serviço. A população será beneficiada com a vazão à demanda existente, e dará assistência à população paraense que passe a necessitar da especialidade cirúrgica. O Hospital realizará procedimentos endovasculares, cirurgias de varizes, cirurgias de pé diabético, como desbridamento, entre outras situações demandadas à equipe de Cirurgia Vascular”, informou o especialista.
O procedimento foi realizado na paciente Luiza da Conceição Gonçalves Vasconcelos, 9 anos, admitida no PSRM no último dia 25 de julho, via Sistema de Regulação Estadual (SER). Ela foi transferida do município de Limoeiro do Ajuru, na Região de Integração Tocantins, para a unidade na capital, que já se tornou referência em Pediatria do Estado.
O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo atende crianças e adolescentes com até 14 anos incompletos (13 anos, 11 meses e 29 dias), oriundos da Região Metropolitana de Belém, sobretudo dos bairros do entorno da unidade, como Bengui e Mangueirão, e dos distritos de Icoaraci e Outeiro, sem necessidade de encaminhamentos da Atenção Básica. A unidade de saúde atende também o público regulado de todo o Pará, na condição de referência pediátrica.
O Hospital atende ainda adultos encaminhados, via Sistema Estadual de Regulação, para leitos de Terapia Intensiva em tratamento clínico.