Pará - O Diário do Pará realizou ontem a sexta edição do projeto Pará Que Orgulha e Transforma. O tema da roda de conversa foi: “Histórias que inspiram: como os agentes locais estão transformando o Pará e a Amazônia”. Três convidadas foram chamadas a apresentar suas histórias com o foco no papel decisivo da mulher na construção de um cotidiano amazônico melhor. A mediação ficou a cargo de Priscila Belfort, apresentadora do podcast DOL Delas.
O evento ocorreu no auditório do Centro Universitário Fibra, em Nazaré, Belém. “A concepção dele foi trazer histórias inspiradoras que são feitas aqui mesmo, por aqui mesmo, pelo nosso estado e por paraenses. Então, são histórias realmente que inspiram novas iniciativas, inclusive na questão da sustentabilidade, da inovação, aliando a cultura a uma consciência sustentável e engrandecendo ainda mais o nosso estado, tornando-o mais sustentável e inovador”, explica Patrícia Tupinambá, diretora de Marketing do Grupo RBA.
Uma das convidadas foi a estudante de engenharia elétrica Luise Lima, representante do Enactus – uma associação de jovens alunos que desenvolve projetos voltados à sustentabilidade e inovação. “Os projetos que a gente trabalha são justamente com um enfoque que está sendo muito discutido na COP, né? Bioeconomia, transição energética. Então, a gente fica muito feliz que esteja em voga esses assuntos. E a gente fica muito feliz de já estar fazendo isso há 10 anos. Então, poder estar presente em um evento como esse de hoje é algo muito importante”.
Joana Lima, diretora comercial do Banco da Amazônia, participou da bancada e ressaltou que a instituição é uma importante indutora de novos projetos na Região Norte. “Na verdade, a gente recebe com muito prazer a participação em um projeto tão importante e que vem de encontro ao que o banco mais faz, o nosso propósito maior, que é impactar e desenvolver a vida das pessoas. O crédito, ele muda a vida das pessoas e nós somos o principal indutor desse desenvolvimento aqui na região norte”.
Tainah Fagundes, gerente da marca de roupas sustentável Da Tribu, completou a mesa. “Eventos como esse são muito importantes, porque a gente está falando de uma sociobioeconomia, onde o mercado ainda não entende a importância dessa Amazônia, pelo olhar da floresta de pé. Então, aqui a gente consegue explicar um pouquinho mais aproximado”, afirma.
O evento “Pará Que Orgulha e Transforma – Histórias Inspiradoras” contou com o patrocínio da Agropalma, Alubar, Banco da Amazônia e apoio de Centro Universitário Fibra, DOL e RBA TV.