MODA

Programação do Amazônia Fashion Week começa em setembro

Evento é considerado a mais importante semana de moda do Norte do país

Desfiles de lançamento estão marcados para os dias 5 e 6 de setembro. Foto: Celso Lobo
Desfiles de lançamento estão marcados para os dias 5 e 6 de setembro. Foto: Celso Lobo

O Amazônia Fashion Week (AFW), evento considerado como a mais importante semana de moda do Norte do país, chega à 19ª edição em novembro. Para marcar seu lançamento, a Costamazônia (Associação de Costureiras e Artesãs da Amazônia), que organiza o AFW, promoverá um evento com desfiles nos dias 5 e 6 de setembro, às 19h, no Parque Shopping Belém. 

No evento de lançamento, as marcas autorais que estão no line up do AFW vão apresentar coleções cápsulas, como uma prévia do que estará nas passarelas em novembro.  As marcas a desfilar são Amazônia Kãma, Amazônia Zen, Ludimila Heringer, HB Design, Costamazônia, Madame Floresta, Luxamazon, Rari, Lilia Lima e Jalunalé; além de um mix de lojas do shopping. A música paraense será a trilha sonora dos desfiles.

A 19ª edição do AFW acontece entre os dias 7 e 10 de novembro, em espaços históricos da cidade, como o Palacete Pinho e Espaço São José Liberto, e no Parque Shopping. Com o tema “Negócios da Moda: cultura e conexão”, os desfiles do Amazônia Fashion Week têm como proposta apresentar a moda da vida real, consumida no varejo, em pequenas lojas ou em shopping centers.

Por isso, os desfiles de lançamento da edição 2024 acontecem em um shopping center, demonstrando que há uma conexão entre o consumo de varejo e o de moda autoral, pois, de acordo com Felicia Maia, coordenadora geral do evento, “ambos os setores apresentam ao consumidor produtos que carregam as tendências e as características de universalidade”. 

O tema escolhido também se mostra relevante pois a moda é um setor que gera impactos positivos nos territórios, gera emprego e renda, além de criar negócios autorais que dinamizam econômica e socialmente esses territórios. “Ao lidar com questões culturais, a moda enfrenta desafios, como a apropriação cultural, o respeito à diversidade e a representatividade. Por isso, ao fazer a conexão entre cultura e consumo, é importante que os designers e marcas tenham sensibilidade para não utilizar elementos culturais de forma superficial ou desrespeitosa, mas sim valorizando as origens e promovendo inclusão”, defende Felicia, que é também professora universitária e mestre em Artes. 

Ela explica, ainda, que, na atualidade, a moda se solidifica como um meio de comunicação. “As roupas que se escolhe usar, com seus complementos como calçados e acessórios, as cores e também sua origem dizem algo sobre a pessoa que as consome. Pode-se afirmar que os negócios da moda estão ligados à capacidade que os designers tem para criar produtos com identidade, que é um dos conceitos fundamentais para descrever a função da moda, que tem a capacidade de conectar cultura e consumo”, defende Felicia. 

Após tanto tempo no cenário da moda local, o AFW reforça sua função de divulgar a moda na região amazônica, contribuindo para o fortalecimento do mercado para os produtos provenientes da indústria local, principalmente ao fazer a conexão entre a moda global e a vendida no varejo. Ainda segundo Felicia, “esse cenário se torna propício para a geração de empregos por causa de iniciativas locais de novos investimentos na área de confecção, concorrendo para o desenvolvimento econômico da região”, o que tem o apoio da Universidade da Amazônia, que é parceira do evento, por meio do Curso de Bacharelado em Moda. O evento proporciona estágio para alunos do curso, que têm a oportunidade de adquirir vivência profissional na área de produção de moda. 

Os resultados positivos das dezoito edições do AFW, de 2007 a 2023 (foram realizadas três edições digitais, a última em novembro de 2021), e o crescimento da produção local através de micro e pequenos empreendedores impulsionam esse trabalho de divulgação da produção de moda local, para que esta, passando a ter credibilidade no setor econômico, possa conduzir à criação de um polo de moda na região, tendo como ponto de referência a cidade de Belém, no Estado do Pará.