Belém recebe até sexta-feira, na EEEFM Marechal Cordeiro de Farias, a formação “Estação Aprendizagem Belém – Educação Climática”, voltada exclusivamente a professores e professoras da rede pública de Educação Básica. A iniciativa é promovida pela Associação Nova Escola, em parceria com the Office for Climate Education (OCE), organização internacional vinculada à UNESCO, e ocorre como parte das ações preparatórias para a COP-30, que será realizada na capital paraense em 2025.
A formação reúne 40 educadores (as) de diferentes regiões do Brasil em uma experiência intensiva com foco em mudanças climáticas, justiça climática e práticas pedagógicas inovadoras. As atividades presenciais ocorrem das 9h às 17h e incluem oficinas, simulações de negociações climáticas inspiradas na COP, experimentos científicos de baixo custo, dinâmicas sobre ecoansiedade e rodas de diálogo sobre saberes indígenas e justiça climática.
Durante o encontro, será apresentado também o projeto internacional Teachers COP, que valoriza práticas educacionais ligadas às mudanças climáticas em escala global.
“Essa formação nasce da urgência de qualificar e apoiar os professores das redes públicas para que tenham ferramentas, confiança e repertório ao abordar o tema das mudanças climáticas em sala de aula. Ao sediar a COP-30, Belém se torna um território simbólico e estratégico para esse encontro”, afirma Cristiano Ferraz, especialista em recursos pedagógicos da Nova Escola.
O projeto conta com o apoio institucional da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA) e será conduzido por especialistas da OCE com atuação internacional, especialmente na América Latina.