SEM TRABALHO EM CASA

Professores da educação infantil de Belém ganham dia exclusivo para planejamento

Docentes da educação infantil terão um dia da semana reservado exclusivamente para o planejamento de aulas em Belém.

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Docentes da educação infantil terão um dia da semana reservado exclusivamente para o planejamento de aulas em Belém.
Docentes da educação infantil terão um dia da semana reservado exclusivamente para o planejamento de aulas em Belém. Foto: Ascom Semec

A valorização dos professores da rede municipal de Belém acaba de avançar com uma medida importante adotada pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semec). A partir de agora, os docentes da educação infantil terão um dia da semana reservado exclusivamente para o planejamento de aulas, uma reivindicação histórica da categoria.

A iniciativa, que impacta diretamente o trabalho dos educadores de 156 unidades de ensino infantil e mais de 20 mil crianças atendidas, busca fortalecer a qualidade do ensino desde os primeiros anos da vida escolar.

Até então, o planejamento pedagógico era feito fora do horário escolar — em casa, nos intervalos das aulas ou nos momentos de folga. Com a nova medida, esse tempo passa a ser oficialmente integrado à jornada de trabalho dos professores, o que representa tanto um avanço na valorização profissional quanto uma melhoria concreta na prática pedagógica.

A professora Giselle Martins, que atua há 13 anos na EMEIF Amância Pantoja, destaca a importância do tempo destinado exclusivamente ao planejamento. “É um ganho enorme para nós. A hora pedagógica é essencial para desenvolver projetos, refletir sobre as práticas, analisar o desempenho dos alunos e promover encontros com as famílias. Agora teremos tempo real para isso, dentro da nossa carga horária”, comenta.

Mais qualidade para a infância

Na educação infantil, o planejamento exige atenção especial. Cada faixa etária demanda estratégias e atividades adequadas ao seu desenvolvimento. Além disso, o ambiente da sala de aula — considerado parte ativa da proposta pedagógica — deve ser pensado com cuidado para ser seguro, acolhedor e estimulante.

A diretora Valéria Castro, da EMEIF Amância Pantoja, reforça a relevância da mudança. “Estou muito feliz com essa conquista. O planejamento dedicado permite criar experiências significativas para as crianças, acompanhar seu progresso individual e atender melhor às suas necessidades. Isso reflete diretamente na qualidade da aprendizagem”, afirma.

Gestão e valorização

A medida é parte de uma política de fortalecimento da educação infantil na capital paraense. Para o secretário municipal de Educação, Patrick Tranjan, o reconhecimento da importância do planejamento pedagógico reafirma o compromisso da gestão com a qualidade do ensino desde a base.

“A infância é uma fase decisiva para o desenvolvimento das crianças. Garantir tempo de planejamento é entender que brincar na escola tem intencionalidade, tem objetivos pedagógicos claros. Estamos valorizando o trabalho dos nossos professores e dando mais dignidade à prática docente”, pontua o secretário.

Com a mudança, Belém avança na construção de uma educação infantil mais estruturada, planejada e voltada ao pleno desenvolvimento das crianças.