Foi realizada na noite desta sexta-feira (10) a procissão em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, pelas ruas do bairro da Pedreira, em Belém, onde fica situada a paróquia dedicada à santa. Ocorrendo de forma simultânea aos festejos do Círio de Nazaré, os fiéis que participaram afirmam que o encontro das padroeiras nas ruas reforça ainda mais a fé na mãe de Jesus — sem concorrência entre as padroeiras.
“O fato de vir morar aqui na Pedreira me aproximou de Aparecida, mas sempre fui devota de Nossa Senhora. Para mim, quando a gente tem fé e acredita, o milagre acontece”, disse Geisa Viana, 58, dona de casa.
A programação da festa de Aparecida começou no dia 2 de outubro e segue até o dia 13. Diariamente são realizadas missas e novenas, além de uma programação cultural à noite, na paróquia pedreirense. Na segunda-feira (13), às 18h30, ocorre a missa de subida da imagem para o glória, encerrando as celebrações.
A réplica da imagem da santa ganhou, no fim do mês passado, um manto especial, inspirado no original, mas com detalhes que remetem ao tema da festividade deste ano: “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”. O manto traz a bandeira do Pará ao lado das bandeiras do Vaticano e do Brasil, em referência ao fato de Aparecida ser a Padroeira do Brasil.
Moradora da Pedreira há 35 anos, Ana Regina Campelo, 57, empregada doméstica, conta que já alcançou várias graças por intercessão de Maria. “Tenho muita graça alcançada. A minha casa, que eu pedi tanto, e o emprego do meu filho, que estava desempregado há muito tempo. Pedi por ele e, graças a Deus, ele está trabalhando agora. Então tem várias coisas que me fazem ter devoção à Senhora Aparecida”, relata.
A história de Nossa Senhora Aparecida começou em 1717, quando três pescadores encontraram, no rio Paraíba do Sul, a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Logo após o achado, conseguiram uma pesca abundante, considerada milagrosa. O episódio espalhou-se rapidamente e deu origem à devoção à santa, que passou a ser chamada de Nossa Senhora Aparecida.
Com o tempo, a fé no poder da santa se espalhou por todo o país, e em 1930 o papa Pio XI a proclamou Padroeira do Brasil. Desde então, o dia 12 de outubro é feriado nacional, e o Santuário de Aparecida, em São Paulo, se tornou um dos maiores centros de peregrinação religiosa do mundo.