O prefeito de Belém Igor Normando anunciou no fim da tarde de ontem,17, o início de mais uma fase da Operação Tapa-Buracos, que será executada pela Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação (Sezel). Nesta etapa, mais 5 mil toneladas de asfalto serão usadas nas principais vias da cidade. O início da segunda fase ocorreu ontem, seguindo até o dia 30 de abril.
Igor Normando ressaltou a importância do investimento, que deve girar em torno de 8 milhões de reais.
“A meta é que a gente possa chegar a 150 quilômetros de ruas esburacadas pavimentadas, garantindo o melhor ir e vir da nossa população, principalmente aqueles que usam tanto o transporte público quanto também o transporte particular. Infelizmente a gente passa pelo período chuvoso em Belém, onde acaba que acontece muito buraco na cidade, e para que a gente acabe com esse transtorno a gente vai garantir essa grande operação”, disse o prefeito.
Segundo dados repassados por ele, sobe de 4 para 12 o número de equipes do Tapa-Buracos à disposição da prefeitura no período. Mais de 64 quilômetros de vias já foram asfaltadas na primeira fase da operação, que começou em janeiro deste ano. Juntando os números da primeira fase, com o que vai ser gasto na segunda, cerca de 8 toneladas de asfalto vão ser usadas pela administração municipal para tapar os buracos.
“Todos os distritos de Belém serão contemplados. Vamos começar pelos distritos e pelas vias que têm grande fluxo e depois vamos passar também a fazer as outras que também precisam desses reparos”, aponta.
FRENTES
Normando disse que o aumento das frentes de trabalho na operação tenta sanar as reclamações da população a respeito do tema. “Nós estamos fazendo isso justamente para diminuir os transtornos e quando acabar o período chuvoso a gente vai entrar com uma operação ainda maior para garantir com que os buracos na cidade possam se diminuir e até se findar”, afirma. O anúncio da nova fase foi feito pelo prefeito na travessa Vileta, entre as avenidas Pedro Miranda e Marquês de Herval, um local que estava repleto de buracos, que foram consertados usando o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Este tipo de pavimentação, segundo a Prefeitura, é de alta resistência e próprio para vias de grande fluxo e está sendo usado no intuito de manter a conservação da pavimentação mesmo durante o período chuvoso.
PROGRAMAÇÃO
l Coqueiro
– Alameda 13 (entre Pass. Xingú e Av. Secundária)
– Rua Principal do Conj. Maguari (entre Av. Augusto Montenegro e Tv. Trinta e Três)
l Pedreira
– Tv. Chaco (entre Pass. Júlio César e Rua Nova)
– Tv. Angustura (C/ Av. Marquês)
l Universitário
– Av. Perimetral (os dois lados) – em frente ao terminal de ônibus)
l Marambaia
– Rodolfo Chermont (Pedro Á. Cabral / canal)
– Av. Rodolfo Chermont (Rua da Mata / Rua São Tomé)
– Rua da Mata (Av. Santarém / Pass. Mirandinha)
– Rua da Mata (Pass. Mirandinha / Av. Santarém).
l Sacramenta/ Telégrafo
– Marginal direita do Canal do Galo – ao lado da feira-(Av. Padro Á. Cabral / Av. Senador Lemos)
l Sacramenta
– Pass. Mirandinha (Av. Pedro Al. Cabral / Av. Arthur Bernardes)
l Cidade Velha
– Rua Rodrigues dos Santos (Travessa Alenquer / Travessa Joaquim Távora)
– Travessa Joaquim Távora (Rua Siqueira Mendes / Avenida 16 Novembro)
– Rua Cametá (Travessa Joaquim Távora / Travessa Alenquer)
l Outeiro
– Rua 16 de Novembro (Fama) (Av. Paulo Costa / Final)