REFORMA DO VER-O-PESO

Prefeitura inicia dragagem profunda na Pedra do Peixe

Essa ação marca o começo da última fase da reforma do complexo, que já conta com mais de 90% das obras concluídas.

Foto: Ag. Belém
Foto: Ag. Belém

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), deu início nesta semana à dragagem da doca Pedra do Peixe, localizada no Complexo do Ver-o-Peso. Essa ação marca o começo da última fase da reforma do complexo, que já conta com mais de 90% das obras concluídas.

Após uma dragagem superficial realizada anteriormente, que retirou cerca de 10 a 20 centímetros de resíduos superficiais, agora foi iniciada a dragagem profunda, com a meta de remover mais de 12 mil metros cúbicos de lixo acumulado no leito da Pedra do Peixe. Os trabalhos devem se estender por cerca de dois meses, sendo realizados diariamente durante os períodos de maré baixa na Baía do Guajará.

Segundo Charles Aragão, engenheiro responsável pela obra, a dragagem garantirá que as embarcações não fiquem mais encalhadas como antes, além de melhorar a estética do local, eliminando o lixo que frequentemente aparece na maré. “Além do benefício para os trabalhadores, frequentadores e turistas, a limpeza vai contribuir para a conservação de um dos principais pontos culturais e comerciais de Belém”, explicou.

Uma equipe formada por 20 profissionais, entre operários e engenheiros civis e ambientais, trabalha sete dias por semana na operação.

Impacto da Dragagem na Pedra do Peixe

O secretário de Obras e Infraestrutura, Arnaldo Dopazo, ressaltou a importância da dragagem para a funcionalidade do local: “Esta ação reforça a Pedra do Peixe como entreposto pesqueiro, facilitando o desembarque do pescado e colaborando para a manutenção do espaço.”

Já o secretário da Sedcon, André Cunha, explicou que sua pasta foi responsável por organizar os permissionários do Ver-o-Peso, retirando embarcações que impediam o início da dragagem e dialogando com os trabalhadores para detalhar a importância da ação.

Prefeitura de Belém e a COP-30

No dia 24 de junho, a Prefeitura entregou a Feira do Açaí, a Rua da Ladeira e a Pedra do Peixe totalmente reformadas, além da área destinada às erveiras, em um dos principais investimentos para preparar Belém para a COP-30, que ocorrerá em novembro.