A Prefeitura de Belém iniciou, nesta terça-feira (1º), uma ação conjunta de órgãos municipais para reordenar a Praça Dom Pedro II, no bairro da Cidade Velha, em Belém (PA). O local está em mau estado de conservação e, nos últimos anos, virou abrigo de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O mutirão para promover a reforma da Praça Dom Pedro II inclui o acolhimento social das pessoas que o ocupam. A iniciativa com a integração de várias equipes da saúde, assistência social e zeladoria urbana faz parte de mais uma ação do Belém em Ordem, promovida pelo prefeito de Belém, Igor Normando.
“Tivemos aqui a Defesa Civil, a Funpapa, a Guarda Municipal de Belém, todos juntos — não para fazer repressão, mas para fazer acolhimento, para promover conscientização”, afirmou o prefeito Igor Normando sobre a ação. “Estamos encaminhando pessoas em situação de rua para tratamento de saúde, qualificação, empregabilidade e, sobretudo, com acolhimento”, acrescentou o gestor municipal.
O atendimento humanizado de abordagem foi articulado para garantir encaminhamentos das pessoas atendidas aos serviços de saúde e de empregabilidade, visando garantir dignidade, cidadania e resgate da autonomia das pessoas atendidas.
Ao todo, cerca de 80 pessoas passarão por um processo de acolhimento multidisciplinar realizado pela Funpapa em conjunto com as secretarias de Cidadania; Direitos Humanos; Prevenção e Combate às Drogas; e Emprego e Renda.
“É um trabalho antecipado, de acolhimento, de afeto, de empatia para que possamos melhorar e transformar a vida dessas pessoas em Belém”, afirma Arthur Nery, presidente da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), órgão responsável pelas políticas de assistência social no município.
Posto da Guarda Municipal vai ser revitalizado
Além do trabalho de acolhimento prestado às pessoas em situação de rua, o prefeito Igor Normando informou que um dos maiores patrimônios da cidade, que é a Praça Dom Pedro II (a primeira praça de Belém), será resgatado para a população.
As ações de zeladoria consistem na limpeza e manutenção do espaço, com a retirada de entulhos, a recomposição do lago e o resgate do antigo posto da Guarda Municipal de Belém (GMB). Cleiton Chaves, titular da Secretaria de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), explica os serviços previstos para a revitalização. “Nós já reorganizamos a iluminação pública, cuidamos da zeladoria e o monumento também passará por restauro. Vamos tentar ocupar esse espaço — que é um espaço lindo — com políticas públicas eficientes”, detalhou.
O resgate do patrimônio inclui também ações de inteligência e segurança, como a parceria da Guarda com a Polícia Militar que recentemente fechou pontos de venda de entorpecentes na praça Dom Pedro II e no entorno, tornando o espaço mais seguro.
“Vamos garantir que a Guarda Municipal tenha um posto fixo aqui na praça para garantir segurança e assegurar que aqueles que vendem drogas possam ser presos e responsabilizados pelo mal que causam à sociedade”, enfatizou o prefeito Igor Normando.