A Prefeitura de Belém garantirá, até o dia 13 de fevereiro, o pagamento de 42% do abono do Incentivo Financeiro Adicional (IFA) aos Agentes de Combate a Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) do município, valor que não foi pago pela administração anterior. A decisão foi anunciada durante uma reunião entre representantes de três entidades que defendem os trabalhadores e a Secretaria Municipal de Saúde, realizada na manhã desta segunda-feira (3).
Compromisso com os servidores e gestão responsável dos recursos públicos
Na reunião, também foi acordado que o restante do abono será pago em três parcelas, nos meses de março, abril e maio. Esse recurso não havia sido previsto no orçamento municipal pela gestão passada. Mesmo assim, após negociação e uma revisão orçamentária detalhada, de maneira responsável, a Prefeitura de Belém utilizará recursos do tesouro municipal para garantir o pagamento dos trabalhadores.
O encontro ocorreu no auditório da prefeitura, com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Rômulo Nina, do Secretário Estratégico de Governo, Ricardo Carneiro, do Chefe de Gabinete, Cleidson Chaves, e do Secretário de Comunicação, Mauro Neto. Além deles, participaram da reunião o presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Belém (Asasbel), Marcelo Baia, o presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e de Endemias (Sinasce), Gilvandro Matta, e Gerffeson Machado, do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública.