MEIO AMBIENTE

Prefeitura de Belém lança projeto 'Cidade Verde'

A prefeitura de Belém lançou o projeto "Cidade Verde", na manhã desta sexta-feira (10), com o plantio de mudas de árvores regionais

Prefeito Igor Normando participou do plantio de mudas em Belém. Foto: Jader Paes
Prefeito Igor Normando participou do plantio de mudas em Belém. Foto: Jader Paes

Belém - A prefeitura de Belém lançou o projeto “Cidade Verde”, na manhã desta sexta-feira (10), com o plantio de mudas de árvores regionais nos canteiros 1 e 2 da avenida Visconde de Inhaúma, no bairro do Marco, em Belém. O local foi escolhido devido sua extensa área gramada, o que o torna adequado para o plantio das árvores, além de sua proximidade com o Hangar – Centro de Convenções, palco dos grandes eventos da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30).

O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), participou do ato simbólico com a secretária municipal de Meio Ambiente (Semma), Juliana Nobre. Na ocasião, duas espécies nativas foram selecionadas para o plantio: Andria Uxi e a Mamorana. O plantio das mudas simboliza o compromisso da nova gestão da Prefeitura de Belém em expandir a área verde urbana do município.

Além do plantio simbólico realizado nos canteiros, serão distribuídas 400 mudas ornamentais no dia do aniversário de Belém. As iniciativas, segundo a secretária Juliana Nobre, vão transformar Belém na capital mais verde do Brasil.

“Hoje iniciaremos o projeto com o plantio de 17 mudas de árvores regionais que tem floração e que contribuem para o paisagismo. Vamos ampliar esse plantil para vários outros cantos da cidade. E, neste domingo, dia do aniversário de Belém, vamos distribuir 400 mudas ornamentais no final da Corrida de Belém, no Portal da Amazônia, para incentivar a população a adotar essa prática sustentável. A arborização contribui para a diminuição da temperatura, melhora o clima e evita os impactos da mudança climática”, explicou Juliana.

Na ocasião, o prefeito Igor Normando plantou as mudas na companhia da esposa, Fabíola Cabral, e da filha, a pequena Bela. O chefe do executivo municipal garantiu também que a meta será plantar duas mil mudas por mês na cidade.

“Esse é um momento importante, onde nós estamos cuidando da área verde da nossa cidade. Belém, embora seja no coração da Amazônia, é uma das capitais com o menor índice de área verde preservada no nosso país entre todas as capitais”, disse o prefeito. “A nossa meta inicial é que a gente possa fazer o plantio de 2 mil mudas por mês na cidade e aumentar de forma que seja possível reorganizando essa estratégia, inclusive fazendo a manutenção da nossa área verde. Nós temos perdido muitas árvores com as recentes chuvas em virtude da falta de manutenção e de planejamento”, complementou.