FISCALIZAÇÃO

Prefeitura de Belém inicia operação contra cobrança ilegal de flanelinhas

Equipes de fiscalização fizeram a retirada de mais de 200 obstáculos de estacionamento que teriam sido colocados pelos flanelinhas

operação leva em consideração denúncias da população sobre práticas de extorsão e cobrança de preços abusivos praticados pelos flanelinhas em diversos pontos da cidade. Foto: Agência Belém
operação leva em consideração denúncias da população sobre práticas de extorsão e cobrança de preços abusivos praticados pelos flanelinhas em diversos pontos da cidade. Foto: Agência Belém

A Prefeitura de Belém iniciou a nova etapa da operação “Belém em Ordem” que vai combater a cobrança ilegal de flanelinhas em vagas públicas de estacionamento no município e assegurar o uso correto do espaço público à população.

Nesta quarta-feira, 3, as equipes da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), fizeram a retirada de mais de 200 obstáculos de estacionamento e notificaram certa de 80 pessoas sobre o uso incorreto das vagas na cidade.

A operação leva em consideração denúncias da população sobre práticas de extorsão e cobrança de preços abusivos praticados pelos flanelinhas em diversos pontos da cidade. “O objetivo é coibir qualquer ato de violência e também privatização de vagas públicas. É fundamental compreender também que nós estamos fazendo cumprir uma lei que já existe, mas que há tempos não era cumprida”, explicou o prefeito da capital, Igor Normando, em coletiva de imprensa que detalhou a atividade. 

A legislação citada pelo chefe do Executivo municipal é a lei 8039, de 2001, que dispõe sobre o trabalho dos guardadores e lavadores autônomos de carros. O art 6º afirma que esses trabalhadores “deverão possuir crachá de identificação, para utilização ostensiva durante todo o período em que estejam trabalhando, devendo constar fotografia e a autenticação do órgão licenciador”.

Já o art. 13 impede o uso de cavaletes e quaisquer outros sinalizadores na prestação do serviço. Em 2019, o Ministério Público recomendou a regulamentação da regra, porém, a gestão anterior não atendeu ao pedido. 

Questionado pelo representante da categoria sobre as medidas aplicadas aos trabalhadores, o prefeito pontuou que o objetivo da operação não é criminalizar pessoas e que o próximo passo é garantir a identificação correta e criar um regramento específico para os flanelinhas.

“Todos os que estiverem organizados, sindicalizados, com a identificação e seguimento às regras terão o trabalho assegurado”, afirmou. A criação desse cadastro será liderada pela prefeitura de Belém, mantendo diálogo para ouvir as demandas e dificuldades da categoria dos guardadores de carros. 

Para dar cumprimento à regulação e modernizar a ordem pública da cidade, Normando anunciou um pacote de leis que será enviado até o próximo dia 15 de setembro à Câmara Municipal de Belém. “É um grande pacote de ordem pública que envolve o comércio popular, propaganda, o trânsito e o ordenamento, inclusive das vagas que estão estabelecidas na cidade”, explicou o prefeito. A ideia é reformular o Código de Posturas, estabelecendo com clareza os direitos e deveres do cidadão. Nesse contexto, a Guarda Municipal será treinada e organizada em batalhões que possam dar cumprimento à ordenação da capital.

Denúncia 

O cidadão que tenha sido vítima de extorsão, cobrança indevida por estacionamento em via pública e outros constrangimentos pode acionar o número 153, canal direto da Guarda Municipal, responsável pelo recebimento e apuração de denúncias.

A ligação é gratuita. Se desejar, o interessado pode procurar a sede administrativa da Segbel, que funciona no It Center, na avenida Senador Lemos, bairro da Sacramenta, de segunda a sexta (exceto feriados e facultados), de 08:30h às 14h. O site é www.seguranca.belem.pa.gov.br.  Outros postos de atendimento disponíveis são: 

PÁTIO DE RETENÇÃO DA SEGBEL 

Segunda a sexta (exceto feriados e facultados), de 08H às 17H

Endereço: Av. Tavares Bastos, nº 1583, próximo a Av. Rodolfo Chermont – Bairro Marambaia. Contato: (94) 99272-3758

MERCADO DE SÃO BRÁS 

(Devido às obras do mercado, os atendimentos estão sendo realizados na Aldeia Cabana)

Segunda à sexta-feira de 8h às 16h

Serviços:

  • Emissão de 1ª e 2ª via de meia-passagem estudantil
  • 1ª e 2ª vias do Cartão Sênior
  • 2ª via do Cartão Especial

BELFÁCIL (Parque Shopping)

Segunda à sexta-feira de 9h às 15h

Serviços: 

  • 2ª via dos cartões de meia-passagem estudantil, Sênior e Especial
  • 1ª via do cartão Sênior
  • Recurso de Defesa de Autuação de Trânsito
  • Indicação de Real Condutor
  • Impressão de boletos de pagamentos de multa
  • Credenciais de estacionamento de idoso e PCD

ESTAÇÃO CIDADANIA (Pátio Belém)

Segunda à sexta-feira de 10h às 15h

Serviços:

  • Recurso de Defesa de Autuação de Trânsito
  • Indicação de Real Condutor
  • Impressão de boletos de pagamentos de multa
  • Emissão de credencial de estacionamento de idoso e PCD
  • 1º via do Cartão Sênior

AV. JOSÉ MALCHER

Segunda à sexta-feira de 8h30 às 13h

Serviços: 

  • Emissão de credencial de estacionamento de idoso e PCD
  • Passe Fácil PCD (1ª via)
  • Credenciamento de escolas para o Passe Fácil Estudantil