MERGULHADA NO DESCASO

Prefeitura de Belém abandona orla de Icoaraci; confira as imagens

A orla de Icoaraci está abandonada pela Prefeitura de Belém, o que afasta a presença dos turistas ao local.

Mirante da orla foi ao chão. Fotos: Antonio Melo
Mirante da orla foi ao chão. Fotos: Antonio Melo

O Distrito de Icoaraci é um dos pontos turísticos mais importantes da capital paraense. Na orla, há o trapiche com os barcos com destino a Cotijuba e uma variedade de estabelecimentos comerciais,  barracas de comidas e vendas de água de coco.

Porém, chama a atenção o descaso com o mirante de madeira do lugar, que por anos foi um dos principais atrativos para os visitantes da orla e ficava localizado em frente a restaurantes na Rua Siqueira Mendes e à Praia do Cruzeiro.

O que era uma estrutura convidativa para realizar passeios e apreciação da natureza, atualmente fica apenas na lembrança dos visitantes e trabalhadores da área. O mirante está reduzido a ruínas, com as estruturas de madeira desmontadas e amontoadas no chão, deixando um aspecto de abandono neste ponto da orla. Segundo visitantes e trabalhadores da área, o mirante foi desfeito pela Prefeitura de Belém há pelo menos um mês.

O autônomo Max Nascimento, 53 anos, sempre frequenta a orla de Icoaraci por considerar o local uma opção de lazer acessível. Max destaca que o mirante era muito visitado antigamente, mas que com o tempo foi se deteriorando e não foi realizada a manutenção devida das estruturas. “Muita gente quando vinha na orla passava pelo mirante. Era parada obrigatória. Faltou cuidado da prefeitura e também da população”, comenta.

Quem também visita a orla constantemente é o empreendedor Rosivan Oliveira, 52 anos. Conforme relatado por ele, a situação de abandono do mirante já existe há muito tempo. “Eu lembro que anos atrás já estava quase pra desabar. Estava até interditado pra ninguém mais subir”, relembra. O empreendedor afirma também que a estrutura empilhada e abandonada é um problema para o turismo local. “Tem gente que pode deixar até de vir aqui quando se depara com isso tão feio na frente dos restaurantes”.

Francisco Carvalho, garçom, 60 anos, trabalha em um restaurante localizado na Rua Siqueira Mendes, bem em frente ao extinto mirante. Segundo o trabalhador, a estrutura estava abandonada e sem reformas há pelo menos cinco anos. “Esse mirante tinha vida. Era muita gente que passava nele. Vendo hoje essa situação, dá uma tristeza porque aqui é um ponto turístico e se tivesse o mirante tão bonito como era antes, chamaria mais a atenção dos visitantes e turistas para cá”, desabafa.

Solicitamos posicionamento da Prefeitura de Belém por meio de nota sobre a situação verificada pela reportagem, mas até o fechamento desta edição não tivemos retorno. Tão logo a prefeitura responda, publicaremos nesta matéria.