ELEIÇÕES 2024

Prefeito, vice e vereadores eleitos são diplomados pelo TRE em Belém

a diplomação é a última fase do processo eleitoral antes da efetivação nos cargos no próximo dia 1˚ de janeiro.

Foto: Jader Paes
Foto: Jader Paes

O auditório do Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia ficou tomado no final da tarde desta terça-feira (17) por autoridades estaduais, federais e municipais, familiares, correligionários e amigos do prefeito Igor Normando (MDB), do vice-prefeito Cássio Andrade (PSB) e dos 34 vereadores e vereadoras eleitos no último mês de outubro nas eleições municipais na capital, que foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará (TRE do PA).

A diplomação é a última fase do processo eleitoral antes da efetivação no cargo no próximo dia 1˚ de janeiro e confirma, efetivamente, a eleição de candidatas e candidatos, deixando-os aptos para assumir os cargos, a entrega dos diplomas, assinados pelos juízes eleitorais. Só podem ser diplomados candidatas e candidatos com os registros devidamente aprovados pela Justiça Eleitoral, além de estar com as contas de campanha totalmente regularizadas.

Ao chegar ao Hangar para a cerimônia de diplomação Igor Normando disse que vivia talvez o momento mais importante da sua vida pessoal e política e que queria dividir a sua felicidade “com todos aqueles que contribuíram para que esse momento se tornasse realidade”. Segundo ele, o diploma veio em seu nome mas que oferece o documento com “todos aqueles que acreditaram e que construíram este projeto junto comigo”.

O prefeito eleito garante que o morador de Belém pode esperar um gestor altamente comprometido com Belém e com as carências da nossa cidade, com e que dedicará muito trabalho, dedicação e paixão pela cidade. Ele garante: “Vou resgatar com certeza a autoestima da população e Belém! Nos primeiros 100 dias de mandato vamos colocar a cidade em ordem e os serviços básicos e de manutenção em dia. Executaremos um grande mutirão e limpeza dentro do projeto “Belém Limpa”, em parceria com o governo do Estado, antecipa.

O gestor disse que o projeto será o pontapé inicial de seu plano de gestão para os próximos 4 anos, que envolve uma ampla reformulação administrativa com otimização de serviços e redução drástica nos gastos de custeio para aumentar os investimentos nas áreas mais carentes da cidade “garantindo melhor qualidade de vida para o morador e para a moradora da nossa cidade”.

Com uma vida parlamentar consolidada acumulando dois mandatos de vereador e outros dois de deputado estadual, Normando garante que sempre irá respeitar a autonomia do poder legislativo municipal mas lembrou que sempre buscará a harmonia entre o poder executivo e a Câmara Municipal. “Buscarei o diálogo com minha base parlamentar e com a oposição sempre, para que possamos executar os grandes projetos em prol de Belém e para nossa população. Vamos fazer uma grande frente para transformar Belém! Acabou a eleição cessam os palanques e vamos batalhar com todos para transformar novamente Belém na capital da Amazônia”

Igor disse ainda que não tem compromisso com erros passados e com a descontinuidade, e que vai tocar as obras em andamento e acelerar as que estiverem atrasadas. “O que é bom será continuado e o que precisar, será corrigido para que Belém possa entrar no mapa do planeta como a realizadora da maior COP de todos os tempos!” Igor Normando recebeu 421.485 votos, o que corresponde a 56,36% do total de votos válidos, no segundo turno da eleição, na capital.

O desembargador Leonam Gondim da Cruz Jr., presidente do TRE do Pará comemorou o fato das eleições municipais paraenses terem transcorrido na mais absoluta normalidade, sem qualquer tipo de intercorrência mais grave como proliferação e fake News ou deep fakes nas campanhas. “Apesar das dimensões continentais do Pará, realizamos um pleito tranquilo e dentro do que era esperado e já começamos os preparativos para as eleições gerais  de 2026. O balanço foi altamente positivo!”, garantiu.

O magistrado lembrou o fato de Belém ter sido a primeira capital a declarar o prefeito eleito no país graças, segundo ele, aos investimentos em equipamentos, tecnologias e, sobretudo, ao material humano. “Realizamos um pleito rápido, eficiente e seguro comprovando mais uma vez toda a credibilidade e segurança das urnas eletrônicas. Todos os objetivos foram alcançados”, festejou. O presidente do Tribunal disse que a corte ainda analisa processos referentes a propaganda eleitoral e prestação de contas e que pretende encerrar todas as demandas referentes ao pleito municipal deste ano até a sessão plena do  eleitoral que será realizada amanhã.

Além do presidente do TRE do PA, estavam na mesa de abertura o procurador Regional Eleitoral. Alan Mansur; o Procurador Geral de Justiça (PGJ), César Bechara Mattar Jr.; Alexandre de Andrade Silva, superintendente da Polícia Federal no Pará; a vice-presidente da OAB-PA, Luciana Gluck Paul e o presidente da Câmara Municipal de Belém, John Wayne. Além de prefeito eleito, mas ainda ocupando o cargo de deputado estadual, Igor Normando também representou o Legislativo Estadual na pessoa do presidente Chicão (MDB). Além de compor a mesa, a juíza Andréia Ferreira Bispo, titular da 1ª Zona Eleitoral, declarou aberta a solenidade de diplomação e fez o discurso de abertura.