A segunda-feira foi de movimento tranquilo na Praça Batista Campos, em Belém, com famílias aproveitando o tempo de férias escolares para passear com as crianças. Esse foi o caso de Arley Rodrigues, 39, que estava com o filho Arthur e a esposa Ana Maria, 42. O casal foi à beira do lago mostrar os pirarucus que vivem por lá para o pequeno Arthur, de 4 anos. “A gente sempre vem aqui, a gente mora próximo. Gostamos muito de nos divertir por aqui. Desde bebê a gente gosta de ficar passeando com ele aqui, alimentando os peixes, correndo atrás dos pombos. A gente se sente muito agradável, seguro aqui. É o nosso quintal”, diz Arley. “É importante também educar as crianças a ter esse contato com a natureza, ter empatia de preservar, de cuidar, ter amor pelos animais. É fundamental”, completa.
EXERCÍCIOS
No início da manhã e no início da noite, a praça se torna um ponto para quem gosta de praticar exercícios físicos ao ar livre. “Eu venho dia sim, dia não. Não moro tão perto, mas gosto muito daqui”, conta o autônomo Juan Silva, 28, que mora em Canudos, mas prefere a Praça Batista Campos para treinar. O clima de calmaria não é uma boa notícia para os ambulantes, que ressaltam que as vendas aos domingos de manhã estão melhores do que em dias de semana. “Essa época de festa junina estava muito movimentada. Já deu uma caída, o pessoal está no interior. O movimento deve aumentar mais pro fim do mês quando o povo voltar”, avalia o ambulante Edmar Nascimento, 52.
HISTÓRIA
A Praça Batista Campos foi inaugurada em 1904, no governo do então intendente municipal – cargo que hoje chamamos de prefeito –, conta com 3 mil metros quadrados de área construída. Desde a inauguração, já era considerada uma das praças mais bonitas do Brasil. Seu nome anterior era Largo da Salvaterra, em homenagem à antiga dona do espaço, Maria Salvaterra. As principais características do espaço são os jardins sem grades, os coretos e pontes que seguem um estilo arquitetônico eclético de transição, característico do início do século XX, que com elementos modernos e clássicos-românticos. Em 2005, ganhou o “Prêmio 100 Mais Brasil”, da Revista Seleções, como a mais bela praça do país.