
O Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), localizado no bairro Mangueirão, retornou com as visitações públicas ontem (23). O local é um importante espaço para divulgar e popularizar a Ciência, por meio de variadas atividades disponíveis no espaço.
Em funcionamento desde 1999, o CCPPA foi concebido com a intenção de se tornar um espaço de divulgação e ensino de Ciências para o Estado do Pará, possibilitando o acesso ao conhecimento científico de forma simples e lúdica, trabalhando conceitos e princípios de forma prática e contextualizada, para despertar a vontade de entender Ciências, utilizando, sempre que possível, perspectivas e equipamentos museológicos, semióticos, tecnológicos e interativos.
O diretor do CCPPA, José Roberto Silva, explica que, com a reabertura do espaço após fechamento devido às férias, o público pode novamente ter a oportunidade de conhecer mais sobre o sistema solar, planetas e o céu de Belém, com atividades e experimentos em diferentes áreas de conhecimento, desde às ciências da natureza à matemática. “É um ambiente que une a astronomia com as demais ciências em uma dimensão bastante lúdica”, ressalta.
Além das visitas públicas às quartas-feiras e sábados, José Roberto Silva destaca também que as escolas podem agendar visitas escolares para atividades com estudantes. “Considerando que a gente obedece o calendário da Universidade do Estado do Pará, nós estamos com as nossas atividades atendendo as escolas estaduais da Região Metropolitana de Belém que voltaram às suas aulas”, explica sobre o papel do Planetário para a contribuição na educação básica de estudantes.
De férias na capital paraense, a arquiteta Aline Germano, 41, trouxe toda a família para visitar o Planetário na última quarta-feira. Acompanhada da mãe, Fátima Coelho, 72, e das filhas Liana, 2, e Marina, 7, é a segunda vez da família em passeio no local. Na Cúpula Kwarahy, elas aguardavam ansiosas para assistir à projeção celeste oferecida aos visitantes. “Lá onde eu moro não tem um espaço como esse. Minhas filhas gostam bastante do assunto universo. Aproveitamos que estamos em Belém e viemos logo aqui.”
Na Cúpula Kwarahy, os visitantes realizam uma viagem pelo conhecimento científico da Astronomia, contemplando o Universo. A Cúpula possui 11 metros de diâmetro e conta com o projetor ZeissSkymaster ZKP-3, equipamento que projeta cerca de 7 mil estrelas, constelações, lua e planetas. O projetor simula o céu de qualquer parte do globo terrestre, e também pode funcionar como máquina do tempo, apresentando o céu conforme era visto em qualquer época do passado, e também como será no futuro.
Outro visitante foi o historiador José Nilton Guimarães, 50, também de férias na capital paraense e aproveitando o mês de julho para aprender mais sobre diferentes assuntos que são da nossa realidade. Morador de Marabá, ele veio acompanhado dos filhos Luiz, 5, e Joaquim, 7, para visitar o espaço com eles pela primeira vez. “Os meus filhos gostam muito do assunto evolução humana, são bem curiosos e aqui chamou muito a atenção deles”, explica diante de uma molécula de DNA em exibição no Planetário.
No Centro de Ciências os visitantes podem conferir curiosidades, experimentos e demais itens nas áreas de Química, Física, Biologia, Matemática e Geologia, visando promover um maior desenvolvimento científico sociocultural da população. Em 2024, o CCPPA recebeu aproximadamente 6.300 pessoas durante as visitações públicas.
Serviço:
Centro de Ciências e Planetário do Pará
Onde: Rodovia Augusto Montenegro, KM-03, ao lado da Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho)
Dias de visitação aberta ao público: sempre às quartas-feiras, das 14h30 às 17h30 (entrada gratuita), e aos sábados, das 8h30 às 11h30 (inteira a R$10,00 e meia a R$5,00). Crianças de até seis anos não pagam, bem como pessoas com direito às gratuidades previstas em lei. Professores e estudantes pagam meia-entrada, mediante comprovação. Não é necessário efetuar agendamento prévio para as visitas, exceto visitas escolares.
Dias de visitação escolar: de terça-feira a sexta-feira. Os agendamentos podem ser efetuados pelo telefone (91) 3284-9116 ou pelo e-mail [email protected].