BORA ALI!

Piscina natural, trilhas e peixes fresquinhos: o que fazer na Ilha do Combu

Além do mês de julho, a expectativa é receber visitantes e turistas ao longo do verão amazônico.

Ilha do Combu: refúgio amazônico a 15 minutos de Belém atrai famílias e turistas no verão
Ilha do Combu: refúgio amazônico a 15 minutos de Belém atrai famílias e turistas no verão

A ilha do Combu é uma das opções de lazer próximas do centro de Belém durante o veraneio. Com uma travessia agradável de lancha que dura em torno de 15 minutos, quem chega na ilha pode desfrutar de uma experiência gastronômica com itens da cultura amazônica, além do contato direto com as águas do rio Guamá. A equipe do DIÁRIO acompanhou a movimentação nesses espaços no sábado, 12. Além do mês de julho, a expectativa é receber visitantes e turistas ao longo do verão amazônico.

Rosemary Medeiros, 60, é de Tucuruí e veio comemorar o aniversário do genro. A reunião no Solar da Ilha juntou netas, sobrinhas, o irmão de Rosemary e outros familiares para aproveitar a folga. “É próximo de Belém, então dá para aproveitar e se divertir, mas tem que ficar sempre de olho nas meninas”, brinca. Além dos finais de semana, o gerente do espaço, Alexandre Batista, afirma que durante o mês de julho “também há procura no meio da semana, de segunda a sexta. Mas durante a semana a demanda maior é de turistas”. A expectativa é continuar recebendo os visitantes inclusive em agosto e setembro, ainda no verão amazônico. 

O empresário paulista Kaio Ferezim, 38, aproveitou a primeira vez no Pará para conhecer a ilha. Ele participou de um congresso em Marabá e esticou a estadia na capital. A experiência de contato com o rio foi “uma oportunidade para se desconectar bastante. Esse contato com a natureza é bom”, afirma. Ele visitou o Saudosa Maloca, que é majoritariamente frequentado por turistas. Segundo a gestora do espaço, Prazeres Quaresma, o foco é mostrar para quem vem de outros estados o “leque de opções que a floresta oferece, para que o visitante entenda a importância que a floresta tem para as pessoas que vivem aqui”. 

Gastronomia e Lazer na Ilha do Combu

Os restaurantes do Combu oferecem um cardápio voltado para a gastronomia amazônica, com peixe frito ou grelhado, açaí, camarão, sucos regionais, sobremesas feitas com frutas da região e outras iguarias. Além da culinária, alguns estabelecimentos oferecem visitas guiadas, trilhas e experiências de imersão no preparo do açaí, doces e outros itens. Outros locais disponibilizam piscina que pode ser utilizada por crianças ou um deck para mergulho seguro na margem. 

Acesso à Ilha

A travessia para a ilha é feita por lanchas credenciadas na cooperativa de barqueiros, saindo do Terminal Hidroviário Ruy Barata da Praça Princesa Isabel, localizada na Av. Bernardo Sayão com a Av. Alcindo Cacela, no bairro da Condor. O preço do trajeto é R$ 12, independente do restaurante escolhido, com pagamento em dinheiro, débito e pix.  A praça também conta com uma área ampla de estacionamento com flanelinha credenciado para reparar os carros e um posto da Guarda Municipal de Belém para garantir a segurança dos visitantes.