ESTUDO

Pesquisa em Belém mapeia o uso da bicicleta como meio de transporte urbano

O estudo, que começou nesta segunda-feira, 17 de março, tem como objetivo mapear o uso da bicicleta como meio de transporte na cidade

A mobilidade urbana sustentável em Belém está no centro das atenções com a nova pesquisa “Contagem de Ciclistas em Belém: Uma Radiografia da Mobilidade Urbana na Capital Paraense”. O estudo, que começou nesta segunda-feira, 17 de março, tem como objetivo mapear o uso da bicicleta como meio de transporte na cidade, fornecendo dados essenciais para a promoção de infraestrutura cicloviária e políticas públicas voltadas à mobilidade ativa. A iniciativa é conduzida pelo coletivo ParáCiclo, em parceria com a Mbue Pesquisas e Projetos Socioambientais e conta com o patrocínio do iCS.

Onde e como a pesquisa está sendo realizada

Sete pontos estratégicos foram selecionados para a coleta de dados, abrangendo vias de grande fluxo em Belém. A pesquisa acontece até 22 de março, das 6h às 19h, nos seguintes locais:

  • Avenida Centenário
  • Avenida Almirante Barroso
  • Avenida João Paulo II
  • Rodovia Arthur Bernardes
  • Rua José Bonifácio
  • Avenida Fernando Guilhon
  • Avenida Magalhães Barata

Durante esse período, as equipes de pesquisa estarão coletando dados sobre o fluxo de ciclistas, os horários de maior movimento e o perfil dos usuários, além de outros indicadores relevantes para a mobilidade urbana sustentável em Belém.

A bicicleta como solução para a mobilidade urbana em Belém

De acordo com Leonard Grala, integrante do ParáCiclo, a pesquisa fornecerá informações essenciais para o desenvolvimento de uma cidade mais inclusiva e sustentável. “Com os dados que coletarmos, poderemos propor políticas públicas que incentivem o uso da bicicleta e melhorem a infraestrutura cicloviária em Belém”, destaca Grala.

A pesquisa também representa um passo significativo para incentivar o uso da bicicleta como alternativa ao transporte motorizado, promovendo a redução de emissões de carbono, a melhoria da qualidade de vida e a mobilidade ativa na cidade.

Sobre os Organizadores

ParáCiclo: Coletivo de ciclistas atuante em Belém desde 2014, dedicado à defesa dos direitos dos ciclistas e à promoção da bicicleta como meio de transporte eficiente e ecológico.

Mbue Pesquisas e Projetos Socioambientais: Empresa especializada em pesquisas e consultorias voltadas para meio ambiente, mobilidade urbana e desenvolvimento social.

A pesquisa “Contagem de Ciclistas em Belém” é uma iniciativa fundamental para entender e fomentar a mobilidade urbana sustentável na capital paraense, contribuindo para a construção de um futuro mais verde e acessível para todos.