Divulgação
Divulgação

Belém e Pará - Após a chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré na escadinha da Estação das Docas, é hora de colocar o chapéu colorido e seguir o cortejo do Arrastão do Círio 2025, promovido pelo Instituto Arraial do Pavulagem, no próximo sábado, 11 de outubro. A programação promete um show de cores, ritmos, música e celebração popular pelas ruas do centro de Belém.

O Arrastão do Círio se diferencia dos famosos Arrastões juninos do Pavulagem por várias razões, incluindo ritmos e elementos que só aparecem nesta celebração. Por exemplo: no lugar do Boi Pavulagem, o brinquedo protagonista é a Barca Rainha das Águas (uma referência ao Círio Fluvial e a carpintaria naval tradicional da Amazônia). 

Neste cortejo, o Batalhão da Estrela inclui no repertório mais ritmos tradicionais – como Mazurca e Retumbão. Outros elementos de miriti, típicos do Círio, adornam o cortejo, e instrumentos como Roque-Roque fazem alusão à natureza.  Antes do Arrastão sair, enquanto a Peregrina é aguardada, serão realizadas duas apresentações que destacam a importância de manter a floresta viva. 

A saída acontece logo após a chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré na escadinha da Estação das Docas. 

Trajeto

A concentração começa às 9h na área que envolve o Boulevard da Gastronomia e a esquina da Boulevard Castilhos França com a Presidente Vargas (sentido Ver-o-Peso). O cortejo segue pela Boulevard Castilhos França, passa pela 16 de novembro e finaliza na Praça Dom Pedro II, onde a banda Arraial do Pavulagem se apresenta com convidados especiais.