A Quadra 5 do Parque Linear da Nova Doca já pode ser vista de perto pela população de Belém. O Governo do Pará retirou os tapumes no trecho da Avenida Visconde de Souza Franco entre as ruas Cônego Jerônimo Pimentel/Manoel Barata e Bernal do Couto/Ó de Almeida. O local também está recebendo pavimentação asfáltica.
O investimento faz parte do conjunto de obras estruturantes consideradas legado da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada na capital paraense no próximo mês de novembro.
“Já chegamos a 93% de execução dos serviços na Nova Doca. Agora é a vez da população observar o que está sendo feito na Quadra 5, que compreende mais da metade das quadras do canal. Estamos intensificando os serviços e mostrando os resultados na prática para quem passa pela Avenida Visconde de Souza Franco. O Parque Linear já é uma realidade e, em breve, estará pronto para receber moradores da nossa capital e visitantes que estarão aqui para a COP30”, comentou Ruy Cabral, secretário de Obras Públicas do Estado.
Infraestrutura e Lazer na Nova Doca
A Quadra 5 da Nova Doca conta com ciclovia, quiosque com área de contemplação e espaço de convivência com bancos. Também está previsto o plantio de 12 árvores na área, que fará parte do paisagismo do Parque Linear. Ao todo, 180 árvores serão plantadas ao longo das oito quadras. A estratégia de purificação da água contará com o sistema de tratamento de efluentes por wetlands, os chamados “jardins filtrantes”, que utilizam plantas para filtrar as impurezas do canal e devolver a água purificada, promovendo a oxigenação e redução dos impactos ambientais.
Saneamento e Sustentabilidade
Saneamento e infraestrutura
O projeto também garante a coleta e o tratamento adequado do esgoto sanitário da região. O sistema será conectado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Una, em construção na Rodovia Arthur Bernardes. Com 72% das obras de saneamento concluídas, o projeto é executado pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e garantirá a retirada do esgoto lançado de forma irregular no canal, melhorando a qualidade da água e proporcionando mais infraestrutura básica à população.
Parceria e Avanços no Projeto
Parceria e investimento
O Parque Linear da Nova Doca é fruto de uma parceria entre o Governo do Pará e o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional. O projeto abrange 1,2 quilômetro de canal, com serviços de drenagem, paisagismo, urbanização, ciclovia e construção de passarelas, além da substituição das comportas para controle da maré e prevenção de inundações.
Também serão pavimentados mais de 2,4 quilômetros da Avenida Visconde de Souza Franco e construídos novos sistemas de drenagem profunda e superficial para receber a água das chuvas, rede de esgoto sanitário e tubulação de água potável.