A Polícia Científica do Estado do Pará (PCEPA) realizou, na manhã desta segunda-feira (7), uma perícia de danos ao patrimônio na pista de skate do Parque da Cidade, em Belém. A ação foi solicitada pela Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA), da Polícia Civil, após a administração do parque registrar uma pichação no local.
Segundo o diretor-geral da PCEPA, Celso Mascarenhas, o exame é de caráter técnico e tem o objetivo de avaliar, documentar e quantificar os danos causados ao patrimônio público ou privado. “A perícia de danos ao patrimônio é essencial para determinar a extensão do prejuízo, identificar a causa e fornecer elementos para investigações criminais e processos judiciais”, explicou.
O perito criminal Alberto Seabra esteve no local e informou que o procedimento resultará em um laudo técnico com prazo legal de até 10 dias úteis, podendo ser estendido por mais 10 dias dependendo da complexidade do caso. O documento será utilizado para auxiliar a elucidação dos fatos e responsabilização dos envolvidos.
Atuação do NCCP e Demandas por Perícia
A perícia foi realizada pelo Núcleo de Crimes Contra o Patrimônio (NCCP), responsável por análises em casos nos quais o dano deixa vestígios que precisam ser formalmente comprovados. A Polícia Científica atende demandas de perícia solicitadas por autoridades judiciais ou policiais, desde que haja inquérito instaurado.