
No próximo sábado, dia 26 de julho, das 8h às 12h, o Parque da Cidade em Belém será palco da ação Belém pra Todos – para Crianças e Adolescentes. Promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência da Primeira Infância, em parceria com diversos órgãos públicos e organizações da sociedade civil, a iniciativa tem como foco o público de 0 a 17 anos e suas famílias.
Acesso à cidadania e fortalecimento da infância
O evento é uma importante estratégia da gestão municipal para promover o acesso à cidadania, saúde, justiça e lazer, além de fortalecer a rede de proteção à infância desde os primeiros anos de vida. Entre os serviços oferecidos estão a emissão de documentos civis, vacinação, orientação jurídica e atividades recreativas.
Serviços jurídicos e combate ao trabalho infantil
Estarão presentes atendimentos da Defensoria Pública do Estado (DPE), Ministério Público do Estado (MPPA), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT 8). Essas instituições oferecem suporte jurídico e ações educativas voltadas, principalmente, ao combate do trabalho infantil e à proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
Saúde em foco
Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) disponibilizarão vacinas contra influenza, febre amarela, poliomielite (VIP) e tríplice viral, com atualização da caderneta vacinal para os participantes.
Educação, cultura e meio ambiente
A programação também inclui atividades culturais e educativas, como o Sarau Itinerante IARA TEC, com contação de histórias e oficinas sobre consciência ambiental. Haverá ainda um Quiz Interativo para reforçar conhecimentos sobre direitos, meio ambiente e saúde.
Preservação ambiental desde a infância
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) estará presente com a doação de 200 mudas de plantas e 200 kits lixocar, incentivando a preservação ambiental desde os primeiros anos de vida.
Diversão e apoio psicológico
Além disso, as crianças e adolescentes poderão participar de brincadeiras, jogos e receber orientações psicológicas, com distribuição de material informativo.