BORA APROVEITAR!

Parque da Cidade permanece aberto até o dia 17 de agosto

A notícia foi dada pelo governador Helder Barbalho na noite desta quarta-feira (30). Assim, famílias podem continuar aproveitando o parque

Espaço oferece brinquedos interativos com muita água para agradar a criançada
Abertura da Esplanada das Fontes, no Parque da Cidade. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

O governador Helder Barbalho anunciou, na noite desta quarta-feira (30), que o Parque da Cidade, em Belém, permanecerá aberto à visitação até o dia 17 de agosto. Desde a abertura, em junho, mais de 500 mil pessoas já visitaram o local.

A montagem da estrutura para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) segue normalmente, neste período, sem interferir no funcionamento do espaço, informou o governador.

Com isso, a criançada pode continuar aproveitando a Esplanada das Fontes, o primeiro parque aquático público de Belém,  que recebe meninos e meninas até 12 anos — incluindo aqueles com locomoção reduzida.

O espaço oferece gratuitamente cadeiras desenvolvidas especialmente para parques aquáticos, rampas sem degraus e piso antiderrapante, permitindo que todas as famílias compartilhem a diversão proporcionada por jatos d’água, toboáguas, escorregadores, baldes em forma de coqueiro, chuveiros-cogumelo e piscinas com até 50 centímetros de profundidade.

Paralelamente ao parque aquático, o Parque da Cidade de Belém abrigou a primeira colônia de férias pública do Brasil. Mais de 10 mil crianças se inscreveram para as oficinas esportivas, culturais e tecnológicas, que prosseguem até amanhã, 31 de julho, com programação diária para quem decidiu aproveitar as férias na capital paraense.

O Parque da Cidade representa uma das principais intervenções urbanísticas realizadas pelo Governo do Pará, em Belém. Em construção numa área de 500 mil m² – quase cinco vezes maior que o estádio do Mangueirão – o parque dispõe de 2500 árvores plantadas e transplantadas.

O mobiliário foi construído seguindo modelos de práticas sustentáveis, como, por exemplo, o piso dos playgrounds que são feitos com material confeccionado a partir da reciclagem de pneus. Os quiosques foram feitos a partir da reciclagem de tampas de garrafas pet. Os bancos contam uma tecnologia que garante o equilíbrio térmico e não esquentam mesmo nos horários das temperaturas mais elevadas.

O Parque da Cidade funciona segunda-feira, das 18h às 22h e de terça a domingo, de 9h às 22h. Já o parque aquático Esplanada das Fontes funciona de terça-feira a domingo, de 8h às 11h e 14h às 18h.