Com menos de trinta dias de funcionamento, o Parque da Cidade já caiu nas graças da população e se consolidou como o novo destino de lazer preferido das famílias paraenses. O espaço, projetado como a maior intervenção urbana entre as obras preparatórias da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), soma mais de meio milhão de visitantes desde sua abertura. O espaço funciona das 8h às 22h.
Localizado em Belém, o parque ocupa uma área de 500 mil m², com estrutura voltada para práticas esportivas, convivência e educação ambiental. São 14 ambientes de lazer e esporte, como quadras, ciclovias, pista de corrida, parque aquático, academia ao ar livre e um dos maiores skateparks do Brasil, com padrão olímpico.
Durante as férias escolares, o local recebeu a primeira edição da Colônia de Férias Pública, oferecendo atividades gratuitas para crianças, jovens e idosos. A iniciativa reforça o conceito de inclusão e acesso democrático à infraestrutura urbana.
“O Parque é uma novidade, uma obra imponente, um espaço amplo com muitas opções de lazer. É para todos os paraenses e representa um dos grandes legados que a COP 30 deixará para a nossa cidade”, afirmou o governador Helder Barbalho.
Sustentabilidade na prática
O Parque da Cidade também se destaca pelas soluções ambientais adotadas. Foram plantadas e transplantadas mais de 2.500 árvores, incluindo espécies amazônicas ameaçadas de extinção, como mogno, acapu e cedro. A arborização se soma a 190 mil plantas ornamentais e 83 mil m² de áreas gramadas.
A sustentabilidade está presente em sistemas de energia solar, reaproveitamento de água da chuva e nos wetlands, ou “jardins filtrantes”, que utilizam plantas para purificar a água de forma natural e econômica. O sistema pode atender até 2.800 pessoas por dia.
Espaço acolhedor e seguro
O projeto ainda prioriza a segurança e o conforto das crianças. Os playgrounds contam com piso de pneu reciclado, amortecendo quedas, e brinquedos de alta qualidade. Visitantes como Ana Beatriz Bahia, militar e mãe, elogiaram o cuidado com o público:
“Esse parque é lindo! Imenso, tem quadras para vários esportes. Trouxe minha filha e ela está maravilhada. Belém precisava de um espaço assim. É seguro, bem feito, e dá vontade de voltar sempre”, contou.
Encerramento temporário
O Parque da Cidade permanecerá aberto até 17 de agosto. A partir dessa data, o espaço será fechado para montagem das Zonas Azul e Verde da COP 30, e entregue oficialmente ao Governo Federal e à ONU. A estrutura passará a ser preparada para sediar chefes de Estado, delegações, imprensa e sociedade civil de mais de 190 países.
Espaços de esporte e lazer
· Skatepark com padrão olímpico
· Esplanada das fontes (Parque Aquático)
· Mesas de pingue-pongue
· Quadra de tênis
· Campos de futebol society
· Quadras poliesportivas (coberta e descobertas)
· Quadras de areia
· Academia ao ar livre
· Playgrounds (com esguichos e de escalada)
· Pista de corrida e caminhada
· Ciclovia
· Ecotrilha
· Balanços para adultos e crianças.