A ilha de Mosqueiro, distrito de Belém, foi palco de cores, alegria e diversidade neste domingo (27) durante a realização da 18ª Parada LGBTI+, que reuniu cerca de 20 mil pessoas, segundo estimativas dos órgãos de segurança. O tema deste ano, “Diversidade que Transforma – o protagonismo das populações historicamente marginalizadas nos debates sobre justiça climática e direitos humanos”, trouxe à tona reflexões sobre inclusão, sustentabilidade e equidade.
Com concentração no Caramanchão da Praia do Chapéu Virado, o evento contou com trios elétricos, shows e muita representatividade. A Parada LGBTI+ de Mosqueiro é organizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Belém (Semcult), em parceria com o Grupo LGBTI+ de Mosqueiro, entidades de direitos humanos e instituições públicas.
Multidão toma as ruas de Mosqueiro durante a 18ª Parada LGBTI+, em um ato de celebração, resistência e luta por direitos.
A Parada também foi marcada pela tranquilidade e espírito de coletividade. Moradora da ilha e estudante universitária, Fernanda, comemorava o retorno do evento. “Eu estou achando um evento incrível. Mosqueiro precisava disso, da volta desse triunfo. Ajuda tanto a população quanto quem trabalha com as feridas. Tá sem briga, todo mundo se divertindo, muito bom”, destacou.
Ações de saúde e prevenção na programação
A programação especial da Parada LGBTI+ em Mosqueiro também abriu espaço para ações de conscientização em saúde. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) estiveram presentes promovendo mais uma etapa da ação “Julho Amarelo”, com campanhas de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, com destaque para as hepatites virais.
“Estamos aqui com distribuição de preservativos, gel lubrificante e orientação. A prevenção precisa estar em primeiro lugar, especialmente em eventos como esse”, afirmou o coordenador municipal de Saúde da Sesma, Idelvam Júnior.
O vendedor ambulante Garivaldo de Oliveira, que aproveitou o movimento para trabalhar, elogiou a iniciativa. “É muito bom ter essa atividade, independente de banda e show, que também são ótimos. E ainda melhor com o pessoal da saúde orientando. Aqui na orla aproveitamos para vender muito e, com esse cuidado, é melhor ainda”.
Além das ações de saúde realizadas no domingo, a Prefeitura de Belém também esteve presente na última sexta-feira (25) com uma ação especial no Hospital Geral de Mosqueiro, com atendimentos e orientações voltados para o público LGBTI+.