Belém

Pais e filhos festejam data na Praça da República

Cristiano José, 42, recepcionista e a filha Alice Lopes Barata, 6 anos. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
Cristiano José, 42, recepcionista e a filha Alice Lopes Barata, 6 anos. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

O Dia dos Pais foi celebrado de diversas formas em Belém. Em alguns pontos da capital, pais e filhos aproveitaram o domingo ensolarado para passear nas praças públicas. Na Praça da República, por exemplo, que recebe sempre um grande público aos domingos, teve uma movimentação intensa no dia 11 de agosto por essa razão especial. Pais e filhos aproveitaram o dia tranquilo para curtir um passeio em família e celebrar a data de forma diferente.

“É importante estar na vida dos nossos filhos. Ser pai pra mim é se esforçar todo dia, pra trazer o melhor pros nossos filhos. A gente sempre quer o diferente, né? A gente quer o melhor. Já que na nossa infância a gente não tinha por algum motivo, mas pra eles a gente quer o melhor. E o que der pra me fazer pra melhorar a vida delas, eu vou melhorar. E é isso, pra mim é gratificante, na verdade. E hoje a gente tirou esse dia pra estar aqui, relaxando um pouco, se divertindo, como família, né?”, disse João Carlos.

Já Heitor Portal, de 34 anos, contou o que significava a data e o que representava estar ali com seu filho e a importância de sempre estar presente.

“A importância do Dia dos Pais para mim é, principalmente na sociedade que a gente vive hoje em dia, a criação do filho ajuda a construir uma sociedade melhor no futuro. E hoje os estudos já mostram que a importância da presença do pai na criação dos filhos faz com que as crianças tenham menos problemas de ansiedade, menos problemas psicológicos, digamos assim, mais à frente. Então, para mim, acho que essa é a verdadeira importância de estar presente e também desconstruir muito o que a gente vê na sociedade, deixar o cuidado exclusivamente da criança, exclusivamente para a mãe, entendeu. (Ser pai) Foi uma virada de chave muito importante na minha vida, entendeu? E essa é a verdadeira importância, de não ser só pai, de colocar a criança no mundo, mas de ser pai e de cuidar. Essa é a verdadeira importância mesmo do Dia dos Pais”, disse.

“No começo sempre tive um pouco de medo, mas quando ela nasceu foi uma transformação indescritível. É uma experiência única. Sou pai separado, mas a gente sempre divide as tarefas. Faço questão de cuidar dela, acompanhar desde os primeiros passos e sempre a gente ensina e aprende com ela”, declarou Cristiano José.

Com informações de Irene Almeida