O Padre Júlio Lancellotti estará hoje e amanhã em Belém para participar da ação global Delimite (Draw the Line), que articula vozes em todo o mundo contra desigualdades sociais, exploração de combustíveis fósseis, destruição ambiental e violência.
A programação inclui uma missa hoje, Às 19h, na igreja Matriz Santo Antônio de Lisbôa, reunindo pessoas em situação de rua, seguida, amanhã (18), por uma coletiva de imprensa na sede da Embaixada dos Povos, e um encontro aberto ao público. Lancellotti participa dessas atividades como parte do movimento que cobra do governo e da sociedade “ações reais, decisivas e urgentes”, especialmente diante da COP30, marcada para ocorrer em Belém.
O Delimite conecta mais de 250 ações em mais de 100 países, com mobilizações previstas entre 19 e 21 de setembro — período que antecede a Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque e a COP30. No Brasil, o movimento se articula com comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas, movimentos sociais e organizações como 350.org, Coletivo Pororoka e Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira.
Padre Lancellotti enfatiza que a Amazônia deve estar no centro das decisões sobre transição energética, exigindo que o fim da exploração de petróleo e gás se torne uma prioridade. Ele reforça que justiça climática não pode ser separada de justiça social, e que os povos da floresta devem ter voz ativa nessas decisões.
Programação Padre Júlio Lancellotti em Belém
17/09 às 19h – Missa
Endereço: Igreja Matriz Santo Antônio de Lisboa. Rua Engenheiro Fernando Guilhon, entre Tv. Padre Eutíquio e Tv. Dr. Moraes.
18/09 às 17h – Coletiva de Imprensa
Endereço: Embaixada dos Povos – Av. Duque de Caxias, 852. Entre Tv. Humaitá e Tv. Do Chaco. Marco, Belém.