De acordo com um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com dados da Receita Federal, somente entre janeiro e a primeira quinzena de junho deste ano, mais de 21,3 mil novas padarias foram abertas pelo país – cerca de 130 novos CNPJs foram gerados por dia. Em um período de dez anos, o número de unidades criadas no ramo mais que dobrou, passando de 19.629, em 2013, para 44.505 no ano passado.
Os dados também demonstram otimismo em relação ao faturamento e têm feito com que muitos empresários que começaram na atividade como MEI – Microempreendedores Individuais – estejam migrando para categorias superiores. No ano passado, o setor teve um crescimento de 7,4% no faturamento e movimentou R$138,5 bilhões nas mais de 274 mil empresas de panificação em funcionamento no Brasil, de acordo com o Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (Ideal).
O DIÁRIO percorreu algumas padarias em três bairros na capital paraense para saber como os estabelecimentos estão se adaptando aos novos tempos, já que o conceito de padaria hoje vai muito além da oferta do tradicional pão, mas também as novas panificadoras oferecem diferentes produtos e os proprietários investem cada vez mais na qualidade, variedade no menu e atendimento.
Na Sanmar Padaria e Confeitaria, localizada na Avenida João Paulo II, bairro do Curió-Utinga, o gerente Aércio Henrique, 39 anos, explica que o setor de cafeteria e panificadora é uma área que está muito em alta. “A demanda em cafeterias está tendo grande procura, e estamos sempre investindo para conquistar novos clientes e manter eles fiéis”. Para atender melhor os consumidores, o prédio já passou por duas ampliações para melhor receber os visitantes desde quando foi inaugurado no ano de 2021.
Além da estrutura física, Aércio explica que o estabelecimento também investe na qualidade dos produtos oferecidos.
“Algo que tem muita saída aqui é o cuscuz salgado, com bacon, ovo e carne. Também a crepioca e omelete são bastante pedidos”, afirma o gerente. O dia e horário preferido dos clientes é no domingo pela manhã, quando muitos saem do Parque do Utinga direto para o local. Aos sábados também o movimento é intenso em qualquer hora do dia. Para o ano de 2025, Aércio afirma que a meta é abrir um espaço para almoço, “o que vai trazer mais comodidade para os nossos clientes da região”.
NATAL
No Armazém 25, situado na Avenida Rômulo Maiorana esquina com Travessa Barão do Triunfo, bairro do Marco, um dos atrativos para os clientes no local são os produtos natalinos, como panetones e roscas, que já estão disponíveis para os clientes. A gerente Wilma Freitas, 44, explica que a época do Natal é muito importante para o lugar, que já existe há 13 anos. Conforme Wilma, os clientes têm procurado bastante os tradicionais pães, principalmente em dias de maior movimento no estabelecimento, como domingos e feriados.
“Aqui funciona como padaria e confeitaria. Então, os clientes procuram muito também o croissant francês, recheado conforme o desejo do comprador, e também os nossos pães artesanais com fermentação natural”.
Além da variedade de produtos como bolos, tortas, pizzas e sanduíches, a gerente afirma ainda que o estabelecimento investe em treinamentos da equipe e degustação de produtos, como forma de manter a clientela fiel. “Já é uma padaria tradicional e sempre estamos atentos ao que o cliente procura e quer”.
Com mais de 100 anos de existência, a Panificadora Combate, que fica na Travessa Rui Barbosa esquina com Avenida José Malcher, bairro de Nazaré, está atenta às necessidades dos clientes. O proprietário Bruno Morgado, 30, explica que o negócio passou de geração em geração na família, por meio do pai e mãe dele. “Ficou a meu cargo cuidar daqui e os campeões de saída são o pão francês e os pastéis folheados”. Para chamar a atenção dos clientes, a expectativa é que o local ganhe um espaço para almoço no ano que vem. “É um investimento que é para melhor atender e receber as pessoas que frequentam aqui”.
Bruno explica que o local foi ampliado com uma reforma realizada entre os anos de 2022-2024, resultando em maior conforto para os visitantes. “Uma padaria é diferente de outros segmentos, como um restaurante onde as pessoas não vão todos os dias. A padaria é como se fosse uma extensão da casa da pessoa, porque todo dia vão comprar pão”. Para maior comodidade do cliente, os pedidos são feitos diretamente na mesa por meio de QR code e um botão de ajuda fica disponível para qualquer eventual problema com o pedido. “Precisamos estar atentos com a tecnologia para trazer ao nosso cliente. Por isso fomos a padaria melhor avaliada e com mais pedidos diariamente no Ifood”.