Belém e Pará - A Quadra 3 do Parque Linear da Nova Doca, em Belém, já está aberta para o público. O Governo do Pará iniciou a retirada dos tapumes na área entre a Rua Municipalidade e a Avenida Senador Lemos, trecho que também está recebendo novo asfalto. A obra faz parte do conjunto de iniciativas estruturantes planejadas como legado para a COP30, a Conferência Mundial do Clima, que será realizada na capital paraense em novembro deste ano.
Os 190 metros da Quadra 3 estão em fase de acabamento, com serviços de paisagismo e instalação de novos equipamentos. A área já conta com brinquedos no parque infantil e está se preparando para receber espaço pet, pergolados, ciclovia e o plantio de 29 árvores, como parte do paisagismo do parque. No total, 180 árvores serão plantadas ao longo das oito quadras do canal.
Ruy Cabral, secretário de Obras Públicas, destacou que o cronograma das obras segue rigorosamente dentro do previsto: “Já atingimos 77% dos serviços na Nova Doca. O momento agora é de mostrar à população o que está sendo feito. A Nova Doca é uma realidade, e logo estará pronta para receber tanto os moradores da capital quanto os visitantes da COP30.”
Sustentabilidade e inovação
Em um esforço para a purificação da água do canal, a Quadra 2 receberá um sistema de tratamento de efluentes por wetlands, conhecidos como “jardins filtrantes”. Este sistema utiliza plantas para filtrar as impurezas da água, devolvendo-a mais limpa e com oxigênio, o que reduz os impactos ambientais da região.
Impacto na economia local
Morador da região, o autônomo Josiel Lobato, que trabalha há mais de 20 anos vendendo coco na Avenida Visconde de Souza Franco, acredita que as melhorias no parque vão beneficiar a renda local e a geração de novos empregos. “Com a COP30, esse espaço se tornará um ponto turístico. Isso será ótimo não só para minha renda, mas para muitos comerciantes da área. Já dá para perceber que a obra está ficando bonita”, afirmou Josiel.
Saneamento e infraestrutura
O projeto da Nova Doca também inclui a melhoria do saneamento básico da região, com a instalação de um sistema adequado de coleta e tratamento de esgoto sanitário, conectado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Una, em construção na Rodovia Arthur Bernardes. Esse sistema visa resolver o problema do esgoto irregular lançado no canal, melhorando a qualidade da água e oferecendo mais infraestrutura para a população.
Liberação dos outros trechos
Além da Quadra 3, os primeiro e segundo trechos da Nova Doca também já estão abertos para o público. A Quadra 1, localizada entre a Avenida Pedro Álvares Cabral/Rua Belém e a Avenida Marechal Hermes, e a Quadra 2, entre a Rua Belém e a Rua Municipalidade, já permitem a visualização de suas estruturas, que incluem passarelas com mirantes elevados, arquibancadas para contemplação, ciclovia, fontes interativas, academia ao ar livre, quiosques de vivência e áreas para eventos culturais.