MOBILIDADE

Obras da Nova Doca alcançam 51% de execução; veja nova interdição

Fique por dentro das atualizações da Nova Doca em Belém. A obra já está 5% adiantada, cumprindo o cronograma para a COP 30 de 2025.

A interdição será parcial na faixa mais próxima ao canal. A faixa que fica ao lado da calçada ficará livre para o trânsito de veículos
A interdição será parcial na faixa mais próxima ao canal. A faixa que fica ao lado da calçada ficará livre para o trânsito de veículos. Foto: Agência Pará

Belém - A Nova Doca, uma das obras-chave para a preparação de Belém para a COP 30, que ocorrerá em novembro de 2025, continua avançando com progressos diários. Nesta sexta-feira, 3 de janeiro, os trabalhos atingiram 51% de execução, superando em 5% o cronograma inicialmente previsto para o período.

“O Governo do Pará está cumprindo o cronograma para entregar as obras necessárias para a realização da COP 30. Com planejamento eficaz, projetos como o da Nova Doca estão sendo executados com resultados além das expectativas, sempre com a preocupação de minimizar impactos no trânsito e na mobilidade. O primeiro módulo já está na fase de acabamento, e em outros trechos, concluímos a fundação, o estaqueamento, a estrutura e as passarelas para o canal”, destacou Ruy Cabral, secretário de Obras Públicas.

A obra da Nova Doca, executada pelo Governo do Pará através da Secretaria de Obras Públicas (Seop), envolve a construção de oito módulos ao longo da Avenida Visconde de Souza Franco. As etapas atuais incluem fundações, lançamento e concretagem das peças metálicas e cravação das estacas que darão suporte à estrutura do canal.

O projeto do parque linear – uma parceria entre o Governo do Pará e o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional – abrange 1,2 km de canal e inclui drenagem, paisagismo, urbanização e passarelas, além da substituição das comportas para controle da água da maré, visando prevenir inundações.

Também estão previstos mais de 2,4 km de pavimentação da Avenida Visconde de Souza Franco, além da construção de um novo sistema de drenagem, rede de esgoto sanitário, tubulação de água potável, ciclovia e um sistema de energia limpa.

Alterações no trânsito – Neste domingo, 5 de janeiro, das 8h às 17h, haverá interdição parcial na Avenida Visconde de Souza Franco, entre a Rua Municipalidade e a Avenida Senador Lemos, para garantir a segurança dos motoristas e trabalhadores da obra. A faixa mais próxima ao canal será bloqueada, enquanto a faixa ao lado da calçada permanecerá liberada para o tráfego de veículos.