As obras do Parque Linear da Nova Tamandaré, em Belém, chegaram a 96% de conclusão e estão na fase final. Com o avanço, na manhã desta terça-feira, 23, foram retirados os tapumes da Quadra F, localizada entre a Rua Ângelo Custódio e a Travessa 16 de Novembro. Agora, oito das nove quadras já podem ser vistas, permitindo que a população acompanhe de perto a evolução dos trabalhos.
A Quadra F da Nova Tamandaré é equipada com quatro quiosques com banheiros, mobiliário urbano, ciclovia, paisagismo, lixeiras e áreas de convivência. O espaço também conta com vias laterais asfaltadas, integrando lazer, contemplação e circulação na região. “Os serviços seguem dentro do cronograma, revelando um parque linear multiuso que vai receber a população paraense e os visitantes de Belém durante a COP30”, afirma o secretário-adjunto de Obras Públicas, Gilmar Mota.
As obras do parque abrangem toda a extensão do canal da Avenida Tamandaré, com cerca de 1,4 quilômetro. O projeto inclui pavimentação, urbanização, paisagismo, instalação de passarelas e a construção de cinco novas comportas para controle do fluxo das marés. O Parque Linear terá quiosques, ciclovias, playground e espaços para eventos e contemplação.
A área também ganhou cerca de 80 árvores ao longo das nove quadras, resgatando a importância da avenida para a população e criando um novo local de encontro. Segundo o governo estadual, esse é um dos equipamentos públicos que compõem as intervenções estruturantes na cidade para a COP30.