A etapa inicial da reurbanização da avenida Rômulo Maiorana, no Marco, foi concluída. No entanto, no segmento entre as travessas Lomas Valentina e Angustura, predominam tapumes e uma grande quantidade de resíduos da obra.
A rotina de quem vive ou transita nessa área tem sido repleta de problemas. Os desafios enfrentados incluem uma pista ainda mais estreita, a falta de informações, a ausência de sinalização de trânsito adequada, deterioração da sinalização atual e o constante risco de acidentes.
O risco de acidentes de trânsito existe por causa dos tapumes da obra, que comprometem a visibilidade de pedestres e motoristas. Além disso, usuários de transporte público e aqueles que solicitam carros ou motocicletas por aplicativos têm de se deslocar até outros pontos não interditados para acessar esses serviços.
Alguns comerciantes que atuavam no canteiro central foram transferidos para outras localizações, o que afetou diretamente suas rendas. Um exemplo disso é o microempreendedor Luciano Rodrigues, de 34 anos, que afirmou estar passando por um verdadeiro pesadelo desde então. Ele relata dificuldades para sustentar seu negócio. “Desde o início dessas obras, perdi muitos clientes. Com a área parcialmente bloqueada, fica extremamente difícil manter o meu trabalho. Restam apenas alguns clientes muito leais”, relatou.
Já a aposentada Telma Monte, de 57 anos, destacou que um dos principais desafios são as irregularidades nas calçadas, os materiais de construção abandonados nas ruas e a ausência de fiscalização de trânsito. Ela comenta que os veículos que estacionam na via a tornam ainda mais estreita, o que já é um problema. “Às 18h, a situação se torna um verdadeiro caos, com ônibus lotados de passageiros que ficam parados por longas horas devido ao aperto da pista. Deveriam intensificar a fiscalização e proibir o estacionamento aqui”, afirmou.
O que diz a prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal Urbanismo (Seurb), informou que “as obras na avenida Rômulo Maiorana seguem a todo vapor no trecho que vai da travessa Lomas Valentina à travessa Vileta” e que “no dia 5 de julho deste ano entregou o trecho entre as travessas Doutor Freitas e Lomas totalmente revitalizado”.
A nota diz ainda que “o resíduo da obra é mantido em ambiente controlado, fechado, cercado por tapumes e feito o descarte correto de forma sistemática. E em todas as obras que ocorrem na cidade, a gestão municipal dialoga sobre elas junto à Comissão de Fiscalização de Moradores (Cofis)”.
Também por meio de nota, a Semob informou que “enquanto o perímetro citado estiver em obras, a devida sinalização do trecho, com cavaletes e cones, é de responsabilidade da empresa executora. Portanto, a sinalização vertical e horizontal de trânsito só poderá ser realizada após a conclusão das obras”.