Estão abertas até 31 de agosto de 2025 as inscrições para o Mutirão Global pela Integridade da Informação sobre a Mudança do Clima, iniciativa internacional liderada pela presidência da 30ª edição da Conferência das Partes, a COP30, com o apoio da ONU, Unesco e outros países parceiros. O objetivo é mapear e dar visibilidade a iniciativas que promovam o combate à desinformação climática e reforcem o acesso à informação confiável no contexto da emergência climática.
Organizações da sociedade civil, setor privado, universidades, gestores públicos e organismos internacionais podem submeter ações já em andamento nas áreas de Jornalismo ambiental, letramento midiático, proteção de dados científicos, campanhas de comunicação, pesquisa sobre desinformação, entre outras.
As propostas selecionadas vão compor a Agenda de Ação Climática Global e serão apresentadas oficialmente durante a COP30, que será realizada em Belém, em novembro deste ano.
Segundo o Ministério da Comunicação Social, é a primeira vez que o tema da integridade da informação ganha espaço oficial na agenda da COP, graças a uma proposta da presidência brasileira. A ideia é enfrentar o impacto de notícias falsas, campanhas de negacionismo climático e estratégias de greenwashing, que prejudicam o engajamento da sociedade nas soluções para a crise ambiental.
O representante da COP30 para integridade da informação, Frederico Assis, reforça que “enfrentar a desinformação é um dever ético e político, especialmente para proteger as populações mais vulneráveis, como as do Sul Global”.
Além da chamada para ações, a iniciativa também estimula doações ao Fundo Global para a Integridade da Informação sobre o Clima, gerido pela Unesco. A proposta é fortalecer a atuação de jornalistas, pesquisadores e comunicadores que atuam na linha de frente do combate à desinformação ambiental.
Serviço
Inscrições devem ser feitas pelo site: www.gov.br/secom/mutiraoglobal
Mais informações: www.cop30.br