Belém e Pará - A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), realizou no último sábado (23) uma ação itinerante em Mosqueiro, distrito da capital paraense. O mutirão teve como foco o cadastro e a atualização de dados para o programa Minha Casa, Minha Vida – Viver Belém, garantindo que os moradores possam participar dos processos de seleção de moradias populares.
Mais de mil pessoas foram atendidas. Técnicos da Sehab reforçaram a importância de manter os dados atualizados tanto no sistema da Prefeitura quanto no Cadastro Único (CadÚnico), exigência para concorrer aos benefícios habitacionais. A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) também participou da ação, oferecendo atualização do CadÚnico e orientações aos moradores.
Entre os participantes estava a manicure Cristiane Vasconcelos, mãe solo de duas crianças. “Nasci e me criei aqui em Mosqueiro, onde também vivem meus pais. Poder ter minha casa própria é a realização de um sonho, aproveitei a oportunidade e vim me inscrever”, contou.
Segundo o secretário executivo de Habitação, Lucas Lazera, a descentralização do atendimento é essencial: “Nosso objetivo é facilitar o acesso das famílias ao programa, especialmente aquelas que vivem em áreas mais afastadas do centro de Belém”. Já o secretário municipal de Habitação, Hamilton Pinheiro Júnior, destacou que a meta é reduzir o déficit habitacional na capital. “Nossa prioridade é que cada vez mais famílias realizem o sonho da casa própria”, afirmou.
Como participar do programa
Para concorrer a uma unidade habitacional, é necessário:
- Estar inscrito e com os dados atualizados no CadÚnico;
- Manter as informações corretas no sistema da Sehab;
- Atender aos critérios estabelecidos pelo Governo Federal para o Minha Casa, Minha Vida.
Novas ações de atendimento e atualização cadastral serão divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura de Belém.