VIAGEM NO TEMPO

Museu que conta a história dos videogames está de volta à Belém

O Museu dos Videogames promete uma viagem interativa por 53 anos de história dos games, desde o Odyssey aos mais modernos, como PS5

O Museu do Videogame Itinerante está de volta a Belém até o dia 7 de setembro, no shopping Bosque Grão-Pará. Fotos: Mauro Ângelo
O Museu do Videogame Itinerante está de volta a Belém até o dia 7 de setembro, no shopping Bosque Grão-Pará. Fotos: Mauro Ângelo

O Museu do Videogame Itinerante está de volta a Belém até o dia 7 de setembro, no shopping Bosque Grão-Pará. A programação, que encantou milhares de visitantes em sua primeira edição na capital paraense, promete uma viagem interativa por 53 anos de história dos games, desde o Odyssey aos mais modernos, como PS5 e XBOX Series. A entrada e a interação com os equipamentos são totalmente gratuitas.

A mostra itinerante dos games já percorreu 19 estados e retornou ao Pará, onde tem grande adesão de público. “Aqui tem gente de todas as idades, famílias, crianças, o pai relembra a infância, todo mundo se diverte”, conta o produtor do evento, David Rayel. O acervo do evento inclui relíquias como o Telejogo Philco Ford (primeiro videogame brasileiro), Nintendo Virtual Boy (pioneiro em 3D) e R.O.B (robô do Nintendo 8 bits). São mais de 450 modelos em exposição.

O público também tem a oportunidade de jogar com os antigos e novos consoles, relembrando os momentos da juventude. É o caso de João Ricardo e João Emanuel, pai e filho que aproveitaram o domingo para conhecer a exposição e brincar no Play Station 3 e outros modelos. “Eu perdi todas. Pensei que sabia, mas esqueci tudo. Estava acostumado com outros jogos da Nintendo, como Mario e Donkey Kong”, brincou Ricardo. Ele disputava uma partida com o filho, que está bem habituado aos novos consoles. “Jogo com amigos no PS5, mas também gosto de jogos do PS1 e PS2”, afirma Emanuel. 

A nostalgia de ver os jogos antigos que marcaram gerações foi o que motivou Nilton Silva a visitar o museu. “Eu sou de 1992, então peguei a fase do PS1 para frente. É muito bacana a experiência de ver os consoles de outras épocas que a gente não imaginava que teria. Eu, particularmente, curto muito os jogos antigos’, relata Nilton Silva. A imersão permite que os visitantes joguem gratuitamente em máquinas antigas, participem de torneios, desafios de Just Dance, concurso de cosplay e experimentem tecnologias como o PlayStation VR2, com óculos de realidade virtual. 

Serviço

O Museu do Videogame Itinerante segue até o dia 7 de setembro, no térreo do shopping Bosque Grão-Pará, na Av. Centenário, 1052, em Belém. O horário de visitação é de segunda a sexta, das 15h às 22h. No sábado e domingo, o horário é das 14h às 22h. A participação é inteiramente gratuita.