A Moto Romaria cresce a cada edição do Círio de Nazaré e, mais uma vez, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) marcou presença na concentração da procissão, neste sábado (11), para garantir a segurança dos devotos e a regularidade das motocicletas participantes.
Desde as 5h da manhã, equipes do órgão montaram uma barreira de fiscalização na entrada da Rua Marechal Hermes, em Belém. O trabalho seguiu até o final da manhã, quando teve início a procissão. Cerca de 60 agentes participaram da operação, vistoriando uma a uma as motos que chegavam para o evento.
“É um trabalho preventivo que objetiva triar essas motos logo na chegada e garantir que participem da procissão somente os veículos e condutores dentro da legalidade. O propósito é evitar acidentes e, sobretudo, garantir a segurança dos promesseiros”, explicou o coordenador de operações e fiscalização do Detran, Ivan Feitosa.
Durante a ação, centenas de motocicletas foram fiscalizadas. A maioria estava regular, mas também houve flagrantes de irregularidades como licenciamento em atraso, ausência ou adulteração de placas e condutores sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou com o documento vencido.
Algumas situações puderam ser resolvidas no próprio local, como o uso de sandálias — que é proibido —, excesso de passageiros e a falta de capacete. Nos casos de condutores sem CNH, os agentes orientaram a acionar um motorista habilitado para seguir na procissão, evitando prejuízo à participação dos fiéis.
Outras infrações, como licenciamento vencido e adulteração de placa, exigiram medidas mais rigorosas, resultando na remoção dos veículos para o parque de retenção.
A operação reforça o compromisso do Detran em garantir que a fé e a devoção dos romeiros caminhem lado a lado com a segurança e o respeito às leis de trânsito.